Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul inicia testes de câmeras corporais em policiais

Equipamentos da Motorola serão avaliados para uso nas forças de segurança do estado

29 nov 2023 - 12h46
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Grande do Sul iniciou nesta quarta-feira, 29 de novembro, uma nova fase de testes de câmeras corporais para uso por policiais militares e civis. Os equipamentos, fornecidos pela empresa Motorola, passarão por uma série de verificações para confirmar se atendem aos requisitos necessários para o uso pelas forças policiais do estado. Prevê-se a contratação de 1,1 mil câmeras ao final do processo.

Foto: Brigada Militar / Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Os testes, que durarão até dois dias, serão realizados no Departamento de Informática da Brigada Militar. O foco é avaliar a funcionalidade do equipamento em diferentes modos de gravação e a duração da bateria, que deve suportar o turno de trabalho do policial.

As câmeras, que ficarão presas ao colete do policial, gravarão continuamente, com a possibilidade de aumentar a qualidade de gravação durante ocorrências. Além disso, haverá opção para transmissão ao vivo, permitindo que uma central monitore a situação remotamente. As imagens não poderão ser editadas ou deletadas pelo policial.

Após os testes, um relatório será elaborado para decidir sobre a aprovação ou não dos equipamentos. Se aprovados, a Brigada Militar e a Polícia Civil poderão implementar o monitoramento por imagens, com a Motorola também responsável pela manutenção das câmeras.

Inicialmente, mil câmeras serão usadas por brigadianos em Porto Alegre, e outras 100 serão destinadas à Polícia Civil, em grupos especializados. O projeto visa oferecer suporte técnico aos policiais, corroborando as informações prestadas em ocorrências e garantindo maior segurança e transparência nas ações policiais.

A licitação anterior, aberta em dezembro de 2022, foi cancelada para ajustes nas especificações do equipamento. Testes anteriores já foram realizados pela Brigada Militar e Polícia Civil, com a intenção de avaliar a eficácia e a integração das câmeras nas atividades de policiamento. Outros estados brasileiros também têm aplicado ou testado câmeras corporais em suas forças policiais.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade