Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Robôs de automação no marketing digital: saiba como eles trabalham em um site aumentando cliques e alavancando vendas

9 jan 2017 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Há muito tempo se tem ouvido falar que as ferramentas e robôs de automação vieram para revolucionar o marketing digital. Já não é mais novidade, visto que esse tema está sendo abordado por grandes especialistas de marketing em palestras, congressos, summits como tendência para o 2017. O Facebook, por exemplo, já utiliza uma plataforma de compra e construção de códigos para robôs em seu aplicativo de chat.

Foto: DINO

Empresas que querem permanecer competitivas no mercado estão mais antenadas às novidades do mundo online. É uma visão positiva, visto o grande interesse pela automação de atividades do marketing que vêm surgindo no Brasil.

O nicho de inteligência artificial no marketing digital está sendo explorado recentemente pelo mercado brasileiro, porém, especialistas apontam que as empresas brasileiras usam menos de 10% das tecnologias de automação de marketing disponíveis no mercado.

No marketing digital, a automação é um mecanismo que diminui custos e proporciona alto retorno. O caminho, no entanto, não é automatizar tudo. Como em muitos outros campos, é preciso atingir o equilíbrio entre o digital e o humano, percebendo quais funções automatizar.

Um robô consegue, por exemplo, ler, codificar e responder textos curtos, gerar e rastrear um "caminho" para envio de e-mails (conforme a experiência do usuário no site) - são os robôs de rastreamento -, responsáveis por estudar os hábitos de visitantes de determinados websites.

Em um e-commerce, os "bots" podem até finalizar pedidos de produtos, ao atuar como "vendedores humanos".

É preciso entender que há diversas atividades na comunicação organizacional que são fixas, repetitivas e envolvem pouca criatividade, podendo ser eficientemente dirigidas aos robôs de automação.

Um robô de automação não substitui uma equipe, como alguns imaginam, mas cria ferramentas que agilizam a produtividade e as vendas. É uma maneira automática de gerar cliques e mais tráfego para um site ou local específico na web.

Este paradigma entre comunicação criativa e utilização de robôs vêm sido estudado pelos especialistas na área, Raphael Lacerda e Rodrigo Schvabe, diretores da Mercado Binário, empresa de marketing digital pioneira em automação, sediada em Curitiba-PR.

A empresa desenvolveu um robô próprio. O projeto iniciou no final de 2015, quando os sócios perceberam que parte das ações de marketing digital, que, hoje demandam de mão de obra repetitiva, poderia ser executada com menos cliques e menos esforço da equipe. "Nessas atividades, utilizar a automação é uma forma de diminuir custos", afirma Rodrigo Schvabe. "É uma forma de ganhar velocidade e proporcionar alto retorno da comunicação em escala", acrescenta Raphael Lacerda.

A ferramenta "batizada" pela empresa de Robô ElevaWeb, despertou nos sócios, a vontade de disseminar a cultura da automação para que as empresas valorizem o que há de mais moderno e nacional no marketing digital. Os empreendedores destacam que, com a implementação do robô, os diretores conseguem desenvolver e enriquecer a equipe de trabalho dentro da sua empresa. Os colaboradores, que antes faziam uma tarefa massiva, podem exercitar, com mais dedicação, atividades que envolvam criatividade e que exigem tempo e inspiração.

Com as tecnologias atuais, o Robô ElevaWeb já gera fluxo, replica e publica conteúdo de parceiros no site e nas redes sociais e faz automação de e-mail marketing e sms. Tudo isso a partir de um funil de vendas que detecta um público-alvo potencial de forma automática. O robô vem sendo implementado e está gerando resultados positivos no marketing dos clientes da Mercado Binário.

"Analisando alguns dados recentes, observamos que o resultado médio dos clientes que usam o robô e não fazem nada além disso (nenhuma outra estratégia de marketing), apresentaram um aumento médio de 10% nos acessos", comentam os empreendedores.

Outro retorno observado por Rodrigo e Raphael, foi a taxa de rejeição, uma métrica que analisa o tempo em que uma pessoa permanece navegando em um site. Segundo eles, "a taxa de rejeição nos sites que possuíam a ferramenta que replica textos, diminuiu em uma média de 50%, ou seja, as pessoas navegaram ou permaneceram por mais tempo no site, sendo que um dos nossos clientes diminuiu 80% essa taxa negativa. Em outras palavras, pudemos perceber que o tempo de permanência no site aumentou: quem antes ficava 30 segundos no site, hoje chega a ficar 4 minutos (o tempo de leitura de um post, por exemplo)."

Essa permanência no site é muito importante para empresas que queiram que seu conteúdo seja referência. O robô traz fluxo para o site, fazendo com que haja maior interesse e permanência, seja navegando entre posts, textos e conteúdo relevante.

A ideia dos empreendedores é comercializar o Robô ElevaWeb como um produto por meio de uma startup, para que qualquer empresa possa usar o painel em seu site, automatizando o marketing, sem a necessidade de criação de novas páginas ou complicadas configurações.

Para o futuro, os sócios esperam otimizar a ferramenta por meio da personalização: "a tendência é um aumento na gama de ações disponíveis conforme as necessidades do cliente" comentam. E enfatizam que a atuação de "robôs + pessoas" é uma maneira de chegar à excelência.

Para informações sobre a Empresa Mercado Binário e para conhecer essa ferramenta vanguardista no mercado brasileiro, acesse : www.criacaode.site ou ligue (41) 39088448 | (41) 95473615.

Website: http://mercadobinario.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade