RTM Hub: solução simples e segura para atendimento da Circular 3.765 do BC
Sempre preocupada em trazer soluções de tecnologia para auxiliar as operações do mercado, a RTM criou um novo produto, o rtm hub para atender a Circular 3.765 do Banco Central sobre arranjos de pagamento, estabelecendo, entre outras medidas, que a liquidação centralizada das transações de cartões que envolvem credenciadores/subcredenciadores ou facilitadores deve ser obrigatoriamente via câmara de pagamento a partir de setembro. A Câmara escolhida foi a CIP, usuária e parceira da RTM desde 2001.
Desenvolvido para atuar em ambiente extremamente crítico e atender instituições de todos os portes, o rtm hub é uma solução simples, inteligente e sem investimento inicial, que faz recepção, transformação, envio, acompanhamento do processamento e retorno dos arquivos com as ordens de liquidação das operações de cartão de débito, crédito e antecipação de recebíveis que serão enviadas para CIP.
Além da infraestrutura tecnológica e conectividade privada e protegida, a RTM também é responsável pela plataforma que recepciona os arquivos eletrônicos, utilizado para troca de arquivos. Para garantir total segurança, a solução foi desenvolvida já com a criptografia dos arquivos e transações entre o rtm hub e a câmara.
Para o diretor geral da RTM, André Mello, a criação do rtm hub é mais uma iniciativa para facilitar o dia a dia do setor financeiro brasileiro. "Vai de encontro a missão da empresa, que é prover infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia para integração do mercado, com total segurança e alta disponibilidade. Temos o reconhecimento e a credibilidade dos players do setor. Temos feito reuniões com a CIP, Banco Central e os Instituidores de arranjos (bandeiras), para propor a solução que melhor atenda a nova regra", finaliza.
Funcionalidades
Flexibilidade: plataforma inteligente para gerenciar e converter os arquivos para o layout exigido pela CIP.
Visibilidade: Dashboard executivo de todos os status das grades e estatísticas por IAP, bandeira, débito, crédito e estabelecimento.
Monitoramento: alertas por email, SMS e telefone no esquema 24x7.
Conferência: solução robusta, capaz de gerir/tratar qualquer tipo de retornos de inconsistências.
Economia: Sem investimento inicial, com infraestrutura tecnológica de servidores, licenças de banco de dados, IBM Connect Direct e sistemas operacionais, além de equipe de desenvolvimento e suporte técnico especializado.
Praticidade: gerenciamento das grades de horários de envio dos arquivos para CIP.
Infraestrutura: servidores virtuais com alta disponibilidade, redundância de equipamentos e data centers distintos
Otimização: possibilidade de utilização do link existente para extranet privada para atualização de dados
Atendimento diferenciado: time técnico especializado para monitorar e gerenciar um sistema altamente crítico
Pagamento por uso: contratação do serviço pela quantidade de transações enviadas
Segurança: criptografia dos arquivos e transações entre o rtm hub e a CIP
Sobre a RTM
Fundada em 1997, a RTM é a maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro brasileiro, oferecendo infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia em ambiente de nuvem privada com total segurança e alta taxa de disponibilidade.
Empresa da ANBIMA e da Cetip, está presente em 17 estados conectando mais de 500 instituições de todos os portes e 24 provedores de informações e serviços.
Em parceria com a Embratel, fornece a estrutura de gerenciamento da RSFN, uma das redes do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
Com uma visão abrangente de negócios, a RTM aposta no modelo de inovação aberta, estimulando a criatividade e o empreendedorismo através de iniciativas e projetos compartilhados entre parceiros, clientes e startups.
O relacionamento é o principal diferencial da empresa, que busca sempre estar próxima dos seus clientes, atendendo as suas demandas.