Saiba como observar o tão aguardado "desfile planetário"
Segundo a revista National Geographic, a última vez que um fenômeno dessa magnitude ocorreu foi há séculos, e sua próxima previsão é para 2492
Os céus de 2025 prometem um espetáculo astronômico para os amantes da astronomia. Entre janeiro e fevereiro, um raro fenômeno conhecido como "alinhamento planetário" irá oferecer uma visão deslumbrante: um desfile de planetas visíveis no céu noturno, próximos à eclíptica - o plano orbital da Terra ao redor do Sol.
O ponto alto desse evento celestial acontecerá no dia 28 de fevereiro, quando sete planetas - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - poderão ser observados simultaneamente. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigirão o uso de telescópios.
Segundo a revista National Geographic, a última vez que um fenômeno dessa magnitude ocorreu foi há séculos, e sua próxima previsão é para 2492, tornando essa oportunidade um evento único e imperdível.
Para apreciar o desfile planetário, recomenda-se um local com pouca poluição luminosa, com vista para o horizonte oeste, logo após o pôr do sol. Mercúrio, por ser o mais próximo do Sol, será o mais difícil de observar, enquanto Júpiter, Vênus e Marte serão os mais brilhantes e de fácil localização.