Secretário de Araucária (PR) é preso pelo Gaeco em operação que mira grupo ligado ao tráfico de drogas
Ao menos 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Araucária, inclusive na sede da Guarda Municipal
O secretário de Segurança Pública de Araucária, Lincoln Roberto Stygar, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (5) por porte indevido de munições de armas de fogo durante a deflagração de duas operações de combate ao tráfico de drogas na cidade.
A prisão de Stygar, que também é agente da Guarda Municipal (GM), aconteceu durante o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em Araucária por parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
As duas operações de combate ao tráfico de drogas foram denominadas de "Fox" e "Tijuana". "As investigações tratam de tráfico de drogas e associação para o tráfico, inclusive com a participação de servidores públicos nos crimes", disse o órgão.
A Operação Fox trata especificamente do relacionamento de agentes de segurança pública municipal com o tráfico de drogas na cidade e levou ao cumprimento de oito ordens judiciais. A sede da Guarda Municipal foi alvo da operação.
Na Operação Tijuana, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no bairro Capela Velha e um no Centro de Araucária.
O que diz a prefeitura?
Procurada pela Banda B, a Prefeitura de Araucária disse ter sido surpreendida pela prisão do secretário e afirmou que vai acompanhar o caso. Além disso, destacou que poderá tomar medidas caso o envolvimento do secretário com crimes seja confirmado (veja a nota na íntegra abaixo).
"A Prefeitura de Araucária recebeu com surpresa a informação sobre o secretário de Segurança Pública ser alvo de investigação do Gaeco, bem como sua prisão por "porte indevido de munições de armas de fogo". Cabe ressaltar que, agora, cabe a ele apresentar a sua defesa, dentro do que prevê a lei. No que cabe à Prefeitura, o caso será acompanhado e, dependendo dos desdobramentos e confirmações, medidas poderão ser tomadas. Vale reforçar: a Prefeitura trabalha no sentido de sempre colaborar com o MP-PR em qualquer investigação que se faça necessária."