Selma Sabrá, médica pediátrica da Unigranrio, toma posse na Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ)
Ao finalizar seu agradecimento, após receber o colar e a medalha da AMRJ, Selma ressalta a importância da ética, fé, esperança, humanismo e a busca contínua pelo conhecimento na profissão médica. Cerca de 400 pessoas prestigiaram esse evento. O presidente da AMRJ, Leão Zagury, e demais diretores fizeram parte da mesa e da solenidade, que foi coroada com um coquetel num dos salões do CBC.
Ela atua com perfeição em diversas frentes médicas.
A doutora Selma Sabrá, como é conhecida por seus colegas e pela maioria de seus alunos, graduou-se pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado também por essa universidade, onde atua como professora-adjunta e responsável pelo Serviço de Endoscopia Pediátrica do Hospital Universitário Antônio Pedro. Na Unigranrio, Selma Sabrá destaca-se como professora-adjunta da Clínica Médica da Criança e do Adolescente, e coordenadora do Mutirão contra a Desnutrição em Duque de Caxias.
Não bastasse as informações acima, Selma vai muito além destes títulos, cargos e menções.
Selma Sabrá é multiplicadora do programa das Ações Integradas das Doenças Prevalentes na Infância (Ministério da Saúde-AIDPI) e coordenadora do Internato em Pediatria da Faculdade de Medicina da Unigranrio. Ela publicou 19 trabalhos em periódicos nacionais, colaborou na edição do livro 'Manual de Eventos e Técnicas de Reuniões na Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro', além de 14 capítulos em diferentes livros de pediatria e de gastroenterologia.
Médica de Direito: direito de médica.
Selma Sabrá teve cerca de 30 comunicações aceitas para publicações nos mais diversos congressos. É membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Não bastasse toda a correria ligada à sua atividade profissional e, ainda, pelo fato de ter três filhos - um recém-formado em medicina -, Selma foi em busca de outro curso superior. Em 2009, formou-se em Direito.
Mas tudo tem explicação, porque em 2013, ela recebeu o título de médico-perito pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Mutirão contra a desnutrição foi um diferencial no reconhecimento por seu trabalho junto à Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
Em sua dissertação sobre "Mutirão contra a desnutrição: aplicação das ações integradas das doenças prevalentes na infância em comunidades carentes de Duque de Caxias", Selma Sabrá dialogou, literalmente, com 77 comunidades carentes em diversos bairros de Duque de Caxias, ao longo de 15 anos, sempre em companhia de seus colegas médicos e de centenas de alunos do curso de medicina da Unigranrio. Nesse importante projeto citado acima, há que se mencionar que Selma Sabrá discorreu sobre aplicação de metodologias da Organização Mundial da Saúde, introduzidas nesse país pelo esforço conjunto da Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde e Pastoral da Criança (CNBB).
Interiorização da saúde ajuda população no sentido da prevenção.
O Mutirão contra a Desnutrição em Duque de Caxias significou a queda da mortalidade infantil nessa região da Baixada Fluminense. "A realização do Mutirão não consegue solucionar todas as dificuldades enfrentadas pelas comunidades atendidas em Duque de Caxias, mas tenta, de forma bastante objetiva, direcionar o comportamento da população no sentido de gerar promoção e prevenção da saúde. Além disso, age de forma ativa, vacinando as crianças e oferecendo tratamento adequado para as principais doenças prevalentes na infância", explica Selma Sabrá.
Todo aluno de medicina tem de ir aonde o povo está!
Segundo Selma, o curso de Medicina da Unigranrio compromete-se com a formação de um profissional dotado de competências dirigidas para a atenção aos agravos à saúde, no âmbito da promoção da saúde, capaz de atuar em equipe multiprofissional, com competência para exercer liderança, comprometido com o processo de educação continuada e a qualidade de vida da população. "O contato direto com a realidade desses pacientes de Duque de Caxias, por exemplo, desperta nos alunos um sentimento de preocupação social, que será útil durante a formação acadêmica e em toda a sua prática médica profissional", enfatiza Selma Sabrá.
Comunidade de Duque de Caxias só tem a ganhar com o trabalho desenvolvido por alunos e médicos da Unigranrio, além das parcerias municipais, estaduais e federais.
Por outro lado, as comunidades se beneficiam com as visitas de alunos da Unigranrio, porque todos os atendimentos são supervisionados pela professora e coordenadora desse projeto. Selma Sabrá conclui sua entrevista afirmando que há outros fatores que agregam valor aos moradores das comunidades atendidas pelo Mutirão: "Com as parcerias firmadas, os moradores das comunidades carentes conseguem retirar certidões de nascimento, auxílio alimentação, atendimento gratuito e especializado, acesso a locais de recuperação nutricional, além de encaminhamento para cirurgia e, até, internação hospitalar".