Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP tem 15 mil mulheres na fila por mamografia

25 nov 2024 - 11h41
(atualizado às 14h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Vieira de Paiva, explicações sobre o agendamento e a realização de mamografia em São Paulo. Dados do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, apontam que 15 mil mulheres aguardam por este tipo de exame no estado, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Deputado estadual pede esclarecimentos ao governo de SP sobre mamografias já feitas e fila de espera
Deputado estadual pede esclarecimentos ao governo de SP sobre mamografias já feitas e fila de espera
Foto: José Cruz/Agência Brasil / Perfil Brasil

A solicitação do parlamentar do Cidadania-SP, por meio de requerimento protocolado nesta semana, prevê que a Secretaria de Estado da Saúde informe o real déficit de vagas por mamografia - principal e única análise capaz de identificar o câncer de mama e reduzir os níveis de mortalidade pela doença no País.

Rafa também solicitou a Paiva o número atualizado de exames desta natureza realizados de janeiro a outubro de 2024, distribuído por cidade em todas as regiões metropolitanas e na área administrativa de Campinas-SP - reduto eleitoral do deputado.

Para o parlamentar, o número de mulheres aguardando por mamografia no SUS é preocupante e sinaliza para uma sobrecarga contínua no sistema. O levantamento do CBR indica que o tempo médio de espera por uma mamografia no País é de até 43 dias:

"Se realmente a fila de espera por este tipo de análise é extensa e demorada, precisamos entender quais providências o Governo de São Paulo está tomando para resolver o problema. Os indicadores do CBR expõem uma realidade preocupante para o diagnóstico precoce do câncer de mama no Brasil. São mais de 77 mil brasileiras aguardando agendamento - 15 mil mulheres só em São Paulo", argumenta o deputado.

Mais mamógrafos

Além do requerimento cobrando informações do Governo de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) quanto à fila de espera por mamografia em solo paulista, o deputado do Cidadania protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) uma indicação para a ampliação do número de mamógrafos da rede pública.

Na perspectiva de Rafa, a medida é essencial, uma vez que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que São Paulo tem uma taxa estimada de 12,72 casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres:

"O diagnóstico precoce da doença é fundamental para um tratamento bem sucedido. Quando o tumor é identificado precocemente, a chance de cura pode chegar a 98% dos casos", observa o político.

O CBR reafirmou a segurança e a eficácia da mamografia na prevenção do câncer de mama em fase inicial. A entidade classifica este exame como seguro e eficaz, desde que realizado seguindo os protocolos definidos pelas maiores entidades médicas do mundo. A análise identifica lesões suspeitas antes mesmo que se tornem palpáveis.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rafa Zimbaldi (@rafazimbaldi)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade