Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

STF condena mais 29 pessoas acusadas de envolvimentos nos atos antidemocráticos

Com isso, chega a 59 o total de condenados pelos ataques ao Congresso Nacional O post STF condena mais 29 pessoas acusadas de envolvimentos nos atos antidemocráticos apareceu primeiro em AlmaPreta.

7 fev 2024 - 09h19
(atualizado às 09h22)
Compartilhar
Exibir comentários
A imagem mostra homens comemorando a invasão ao Congresso Nacional, em Brasília, em janeiro de 2023.
A imagem mostra homens comemorando a invasão ao Congresso Nacional, em Brasília, em janeiro de 2023.
Foto: Alma Preta

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar mais 29 réus envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023. O número de sentenciados chega a 59. A votação foi concluída na segunda-feira (5). 

As respectivas penas ainda não foram definidas e cada processo será julgado individualmente. O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, votou pela  aplicação de penas que variam de 14 a 17 anos de detenção. Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux acompanharam a decisão.

O STJ condenou os réus pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; Associação criminosa armada; Dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. Ao todo, 1.354 pessoas respondem por ações penais. 

O julgamento de financiadores e autores intelectuais dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro foi prorrogado em 180 dias. Em despacho, a Polícia Federal apontou a necessidade de mais prazo para a conclusão de diligências em andamento. 

O inquérito apura autoria e participação por instigação de crimes como associação criminosa, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

O post STF condena mais 29 pessoas acusadas de envolvimentos nos atos antidemocráticos apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade