Sucesso nos anos 90, marca japonesa retorna com força e anima fãs no Brasil
Nos anos 1990 e início dos anos 2000, era quase impossível estar na moda sem um Walkman ou Discman da marca japonesa "Aiwa". Os aparelhos, com design inovador, preços acessíveis e qualidade reconhecida, rapidamente se tornaram uma febre entre os brasileiros.
Com o sucesso dos tocadores portáteis, a marca consolidou sua presença no país também com sistemas de som que se destacavam, incluindo modelos com carrossel para até cinco CDs — um recurso avançado para a época. Dominando o mercado, os produtos da Aiwa eram presença garantida nas principais lojas de eletrônicos.
Marca retorna ao Brasil após duas décadas
Após dificuldades financeiras e uma administração que resultou na venda da marca para a concorrente Sony no início dos anos 2000, a Aiwa desapareceu das prateleiras. Mas, em 2022, começou a retornar ao mercado brasileiro, ocupando o espaço deixado pela própria Sony, que encerrou suas operações no Brasil em 2021.
Hoje, a Aiwa opera a partir da antiga fábrica da Sony na Zona Franca de Manaus, sob a administração do Grupo MK, dono também da marca Mondial. Em 2024, o portfólio de produtos Aiwa foi expandido para incluir televisores de alta tecnologia, fones de ouvido, equipamentos de som automotivo e torres e caixas de som com o que há de mais avançado em tecnologia.
A produção combina a tradição e inovação japonesa com a estrutura do Grupo MK, que montou um laboratório ultramoderno para sustentar a volta da marca ao Brasil. Os produtos da nova fase da Aiwa estão disponíveis no site oficial da marca, em lojas físicas e em marketplaces especializados.