Região Sul terá chuva no feriado
A chuva não dá trégua para a Região Sul do Brasil. A frente fria avança pela costa catarinense e favorece a organização de diversas áreas de instabilidade. A chuva ocorre desde de o início da semana e o feriado prolongado ainda terá a presença das pancadas.
Os temporais que ocorreram durante a semana já provocaram grandes problemas em diversas áreas, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e na quinta-feira (08) também sobre a cidade de Guarapuava no Paraná.
Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver o avanço de diversas áreas de instabilidade pela Região Sul do País.
Clique na imagem e acompanhe o satélite para todo o Brasil
Os volumes de chuva ultrapassaram os 100mm nas últimas 24 horas no municípios de Ibirubá e Passo Fundo no Rio Grande do Sul, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A capital gaúcha, Porto Alegre, já atingiu a média climatológica para o mês de outubro em apenas 9 dias corridos. Se contarmos desde o início do ano até a sexta-feira (09) o volume de chuva em Porto Alegre chegou aos 1410mm que ultrapassa em aproximadamente 60mm a média anual de chuva, segundo o INMET.
Mais chuva no feriado
As instabilidades continuam provocando chuva sobre a Região Sul durante todo o feriado prolongado. As nuvens carregadas são organizadas por um sistema de baixa pressão que vai se posicionar na costa do Rio Grande do Sul. O oeste dos três Estados que compõem a Região terão mais nebulosidade que chuva.
Clique no mapa e saiba a tendência de chuva para todo o Brasil
Trégua na chuva a partir de terça-feira
O feriado prolongado termina e junto com ele as instabilidades dão uma trégua para a Região Sul. Ainda há a previsão de chuva no Estado do Paraná, mas com uma intensidade bem menor do que a observada durante esta semana. Na quarta-feira (14) o sol já aparece mais e o ar seco dificulta a condição para chuva.