Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Superdotados: Como saber se seu filho tem características acima da média?

A superdotação é o conceito usado para classificar pessoas que apresentam um alto nível de inteligência em uma ou mais áreas

31 jul 2024 - 12h58
Compartilhar
Exibir comentários

Quando se fala em superdotados, logo pensamos em crianças com capacidade de aprendizado muito acima da média, fora do comum para a idade. Elas costumam desenvolver habilidades de forma mais rápida do que o usual, com menos necessidade de explicações. São consideradas pessoas com capacidade intelectual acima da média aquelas que conseguem notas maiores do que 115 em testes de quociente de inteligência.

Características de superdotados podem ser identificadas logo cedo
Características de superdotados podem ser identificadas logo cedo
Foto: Canva / Perfil Brasil

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 5% da população mundial apresenta características superdotadas. Portanto, os sinais já podem ser observados nos primeiros anos de vida.

Características dos superdotados: como identificar?

Inicialmente, o conselho de especialistas é observar se ele aprende as coisas sozinho e se o desenvolvimento está acima da média das outras crianças.

Em entrevista à CNN, a neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner destacou algumas características fundamentais dos superdotados: além da capacidade acima da média, criatividade e comprometimento com o desempenho da tarefa são determinantes. Assim, de acordo com a especialista, a capacidade acima da média se apresenta na "velocidade de processar informação e encontrar solução".

Além disso, a criança superdotada está sempre bem informada sobre assuntos pouco comuns em sua rotina. Costuma ser questionadora, querer saber o porquê de cada tema. Em suma, tem excelente desempenho acadêmico, em artes, que inclui dança, desenho, teatro ou música.

Por fim, a especialista explica que "crianças portadoras de superdotação e/ou altas habilidades carregam o estigma de que nascem sabendo tudo, nunca erram, não precisam de estímulo, tempo, empenho. Isso não representa a realidade".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade