Taiwan implanta jatos e sistema móvel de defesa aérea para vigiar manobras da China
Uma autoridade taiwanesa disse que os exercícios militares chineses incluíam uma simulação de bombardeio de navios estrangeiros
As forças de defesa de Taiwan implantaram caças F-16, um sistema móvel de defesa aérea e drone de vigilância para vigiar os exercícios da China ao redor da ilha, segundo revelaram as imagens divulgadas nesta sexta-feira (24) pelo governo de Taipei, a capital da ilha.
Os dois dias de intensos exercícios no Estreito de Taiwan e nas proximidades de grupos de ilhas controladas por Taiwan perto da costa chinesa,
Uma autoridade taiwanesa disse que os exercícios incluíam uma simulação de bombardeio de navios estrangeiros e que começaram apenas três dias após a posse do novo presidente, Lai Ching-te. Taipei condenou as ações da China.
Manobras militares da China
Um alto funcionário de segurança de Taiwan disse à Reuters que vários bombardeiros chineses realizaram ataques simulados a navios estrangeiros perto do extremo leste do Canal Bashi, que separa Taiwan das Filipinas, praticando como assumir o "controle total" de áreas a oeste da primeira cadeia de ilhas.
A primeira cadeia de ilhas se refere à área que vai do Japão, passando pelo território taiwanês, Filipinas e até Bornéu (ilha dividida entre Indonésia e Malásia), abrangendo os mares costeiros da China.
Os militares chineses enviaram bombardeiros carregando mísseis reais nesta sexta-feira para realizar ataques simulados em seus exercícios perto da ilha, disse a televisão estatal CCTV.
Analistas, diplomatas regionais e altos funcionários do governo taiwanês observaram que a escala dos exercícios até agora foi menor do que os exercícios semelhantes em 2022 e foram amplamente esperados por autoridades taiwanesas e estrangeiras, mas ainda aumentaram o risco de acidentes ou erros de cálculo.
#BREAKING 🚨 ⚡🇺🇳🇹🇼🇨🇳 "Our standing is that Taiwan is a province of China."
— UN chief's spokesperson
So US will uphold United Nations position? #Taiwan #China #UnitedNations pic.twitter.com/eZNcMs2MUh
— The Macro Story (@themacrostory) May 24, 2024