Talentoso estudante gaúcho de Santa Bárbara do Sul é premiado em evento de arte inclusiva
Gaúcho Pedro Arthur Picasso Barros conquista 3º lugar em concurso nacional de artes para autistas
O aluno Pedro Arthur Picasso Barros de Santa Bárbara do Sul conquistou o 3° lugar no 8° Concurso Nacional de Artes da Galeria Aut, conhecida internacionalmente que expõe artes de artistas autistas do Brasil e do exterior. O evento foi realizado em agosto.
Participaram 103 artistas autistas de 16 estados e 61 cidades, sendo o Pedro o único gaúcho a se classificar, o que é um orgulho para o colégio.
Após o concurso, sua arte foi exposta no Museu da Pampulha, na Casa do Baile, em Belo Horizonte, durante todo o mês, em alusão ao Setembro Verde, que é de conscientização pela inclusão dos PCDs (Pessoas com Deficiências).
No início de novembro, Pedro realizou a sua 1ª Exposição Inclusiva, com outro artista autista Lucas Streit, durante a Semana da Cultura de Santa Bárbara do Sul, oportunizada pela Secretaria de Educação, em parceria com a Apae e Ama-SBS, onde o Colégio Estadual Blau Nunes participou com seus alunos, prestigiando o evento.
Pedro Picasso, como é conhecido na escola e nas redes sociais, tem 12 anos, frequenta o 7° ano do Colégio Estadual Blau Nunes, é gaúcho, de Santa Bárbara do Sul/RS, está no espectro autista, com hiperfoco em desenhos de animes, desenhando desde muito pequeno. Há 2 anos sua arte é destaque em canecas, camisetas, mousepad e quebra-cabeças, sendo uma maneira de incentivar o seu potencial, habilidades e de outras crianças com necessidades especiais, mostrando ao mundo que lugar de autista é onde ele quiser.
Colégio Estadual Blau Nunes acolhe a neurodiversidade, busca conhecimento e parcerias para oferecer, na medida do possível e com todos os desafios, a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar.
Incentiva e valoriza o seu potencial, assim como o de todos os alunos.
Ressalta a importância das famílias observarem, incentivarem seus filhos naquilo que gostam de fazer, respeitando a individualidade e singularidade de cada um.
Pedro, parabéns pelas conquistas e superações. Mais uma prova de que a arte transforma vidas. E essas vidas podem transformar o mundo!