PUBLICIDADE

Técnico de vôlei é condenado a 60 anos de prisão por acusação de estupro contra atletas adolescentes

Homem assediava alunos de um projeto social e ameaçava desligá-los de equipe caso o denunciassem

25 jun 2024 - 09h43
(atualizado às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Treinador André Testa é condenado por estupro e assédio de adolescentes em SC
Treinador André Testa é condenado por estupro e assédio de adolescentes em SC
Foto: Reprodução/NSC TV

Um técnico de vôlei foi condenado a 60 anos de prisão por acusação de crimes sexuais contra atletas adolescentes que eram seus alunos. Conforme decisão divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o homem foi sentenciado por crimes de estupro de vulnerável, indução de jovens ao uso de drogas e álcool e submissão a situações vexatórias. 

André Testa era treinador em São José, na Grande Florianópolis. Segundo a denúncia do MPSC, o técnico se aproveitava da posição e da admiração de adolescentes para constranger e estuprar as vítimas. Na época, ele fazia parte de um projeto social coordenado por uma entidade esportiva sem fins lucrativos.

Os crimes aconteciam nas duas "casas atletas" mantidas pela gestão municipal. Os locais abrigavam 11 meninos e cinco meninas que atuavam no time de vôlei. Sob a responsabilidade do treinador, esses atletas eram assediados e induzidos a ingerir bebidas alcóolicas até a ocorrência do estupro. 

Técnico poderá recorrer em liberdade
Técnico poderá recorrer em liberdade
Foto: Reprodução

Para não ser pego, segundo o MPSC, Testa ameaçava desligar os jovens do projeto e prometia crescimento profissional em troca de silêncio. 

Técnico deve recorrer em liberdade

Apesar da condenação, o treinador poderá recorrer em liberdade. André Testa foi sentenciado à pena de 60 anos de reclusão em regime inicial fechado, além de três anos e nove meses de detenção em regime inicial aberto e 110 dias-multa.

A decisão leva em consideração quatro condenações pelo crime de estupro de vulnerável, além de uma outra condenação por estupro e uma por constrangimento ilegal. O técnico ainda foi indiciado por induzir crianças e adolescentes a ingerirem bebidas alcóolicas e por instigar o uso indevido de droga. 

A reportagem não encontrou a defesa de André Testa, mas segue com o espaço aberto para contato. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade