Agora você precisa mostrar suas redes sociais para obter visto para os EUA
Pré-requisito foi confirmado em maio e já entrou em vigor; mentir pode levar a sérias consequências ...
O Departamento de Estado dos Estados Unidos determinou na última semana o início de um novo procedimento para quem deseja obter um visto no país. A partir de agora, você precisa inserir no formulário o link para contas de todas as redes sociais que foram utilizadas por sua pessoa nos últimos cinco anos.
A medida foi pedida pelo presidente Donald Trump ainda em 2017 e confirmada em março deste ano, mas só entrou em vigor recentemente — inclusive, algumas capturas de tela da nova questão no formulário já circulam pela internet.
Além das contas, você precisa colocar também endereços de email e telefones em seu nome que foram utilizados no mesmo período de cinco anos. Essa pergunta é válida para candidatos a visto de trabalho, estudo e turismo — ou seja, praticamente todas as categorias mais populares. Apenas postulantes ao modelo diplomático não precisam colocar os perfis. Antes, só candidatos que passavam por uma etapa extra de verificação precisavam colocar esses dados, como pessoas que viajaram para locais em que há conflitos recentes e ligações com terrorismo.
New question on online US visa application added yesterday. pic.twitter.com/NylFjGE9Jq
— (((Greg Siskind))) (@gsiskind) May 31, 2019
Segundo um porta-voz do Departamento de Estado, redes sociais são um "fórum de atividade e sentimentos terroristas" e essa é uma nova forma de rastreá-los. Segundo o The Hill, quem mentir nesse procedimento terá que arcar com "sérias consequências a respeito de imigração".