Estudo detalha o perfil da digitalização empresarial no Brasil
Um estudo feito pela Salesforce em parceria com a IDC com 100 empresas com mais de 500 funcionários atuando no Brasil traçou um panorama sobre a transformação digital nos negócios nas áreas de vendas, marketing e atendimento a clientes no Brasil.
Segundo o levantamento, mobilidade é um dos principais elementos para ajudar o empresário a acompanhar a transformação da força de trabalho: o smartphone é o dispositivo preferencial entre as companhias, com 88% delas custeando os planos de dados móveis de seus funcionários. Aparelhos maiores, como tablets e notebooks, aparecem em seguida, com 86%.
"Estamos na Era do Cliente, por isso o relacionamento com esse público deve ser mais consultivo e engajador em todos os pontos de contato. Pelo que o estudo constatou, a mobilidade tem trazido ganhos expressivos na agilidade e produtividade dos colaboradores, mas é hora de gerar mais valor ao cliente ao integrar melhor o CRM (Customer Relationship Management) a outras aplicações de negócio", diz Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para a América Latina.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 30% das empresas possuem ferramentas de atendimento ao público em equipamentos móveis, enquanto 96% utilizam formas mobile de acesso ao e-mail corporativo.
Para melhorias na velocidade e produtividade, 58% das empresas afirmaram se autoavaliarem como no mesmo ritmo de suas concorrentes, enquanto apenas 15% delas se percebem como adiantadas em relação às outras.
A utilização de inteligência artificial para vendas, atendimento ao público e marketing também foi apontada como fator importante dentro da digitalização dos serviços pelos empresários entrevistados pelo estudo.
Em relação ao uso de computação na nuvem, apenas 8% das empresas pesquisadas não possuíam soluções cloud implementadas em seus planos de negócios.