Microsoft adiciona funções de controle dos pais em seus apps para Android
A Microsoft acaba de anunciar uma nova atualização para o Microsoft Launcher e o navegador Edge para Android, implementando recursos de controle dos pais (parental control) em ambos os aplicativos.
No Microsoft Launcher, a nova função possibilita que certas opções ou ferramentas sejam bloqueadas ou ocultadas a partir da criação de grupos familiares. Além disso, a empresa acrescentou o gerenciamento de diferentes perfis de uso para cada membro da família, bem como o monitoramento da localização atual do aparelho.
Já no Microsoft Edge, os pais poderão bloquear o acesso a sites específicos, lembrando que tais configurações também podem ser sincronizadas para a versão desktop do navegador. Com a novidade, sempre que uma página fora da lista de conteúdos permitidos for acessada, será solicitada uma permissão para o desbloqueio do site — o que só poderá ser feito por um dos pais ou responsável.
Considerando que as configurações de bloqueio de conteúdo de ambos os aplicativos podem ser contornadas com métodos relativamente simples, o uso das funções de grupos familiares é recomendado apenas para o controle de acesso de crianças.
Outra observação importante é que, para utilizar tais funções, é necessário a criação de ao menos um perfil de "Recursos da Familia", algo que pode ser feito tanto no Windows quanto no Xbox e, agora, no Android.