Paródia pós-apocalíptica de Planeta Terra imagina robôs no lugar de animais
Lembra do boa e velha série de documentários Planeta Terra, produzida originalmente em 2006 pela BBC? Cada episódio abordava um bioma ou habitat nacional ao redor do globo, explicando tudo sobre as espécies de animais que ali vivem e transmitindo imagens belíssimas da natureza. Mas e se, no futuro, não houver mais bichinhos bonitinhos e nem vegetação a ser registrada pelas câmeras? E se os robôs tomarem conta do nosso planeta e algum raro sobrevivente decidisse produzir um novo episódio retratando esse cenário pós-apocalíptico?
Foi exatamente nisso que o artista Nicolas King pensou. Em seu canal no YouTube, ele publicou um vídeo curtinho — mas extremamente bizarro — imaginando a Terra dominada por SpotMinis, os pequeninos robôs multiuso fabricados pela norte-americana Boston Dynamics. As máquinas, aos milhares, vão migrando de região para região, procurando destroços e restos de eletrônicos que possam ter sobrado. O cenário é desértico e caótico, sem uma única árvore ou poça de água para contar história.
A produção até lembra um pouco o episódio Metalhead, que faz parte da quarta temporada do seriado Black Mirror. O capítulo em questão retratava um futuro similar, no qual um pequeno grupo de humanos tenta sobreviver ao constante ataque de cães-robôs mortais programados apenas para exterminar quaisquer formas de vida.
Será que realmente devemos temer os avanços em machine learning e inteligência artificial?