Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como produzir um podcast? Quem tá na podosfera te ensina

Cris Bartis, do Mamilos Podcast, por exemplo, aponta que o importante é ser autêntico

2 nov 2019 - 12h49
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2019 já foi apontado como o do podcast, aqueles programas de rádio produzidos para a internet e consumidos on demand. Por causa disso, muita gente tem interesse em soltar a voz e jogar na web. 

No Spotify, são 500 mil podcasts disponíveis apenas no Brasil. Segundo a plataforma, o consumo de podcast cresce 21% ao mês desde janeiro de 2018. Este ano, o boom foi significativo: a audiência global cresceu mais de 39% do segundo para o terceiro trimestre.

Guga Mafra, apresentador do Guga Cast, no evento Spotify for podcasters, em São Paulo.
Guga Mafra, apresentador do Guga Cast, no evento Spotify for podcasters, em São Paulo.
Foto: Luciana Aith / Divulgação

Quem tem interesse em fazer o número de produtores crescer ainda mais, pode anotar as dicas de gente que está na podosfera há um certo tempo. 

Cris Bartis, uma das apresentadoras do Mamilos Podcast, criado em 2012, é mineira e aponta a autenticidade na voz como um ponto importante a ser explorado por quem produz conteúdos em áudio.

 “Eu tenho uma dica incrível: abrace o seu sotaque. A gente precisa de pluralidade de vozes, na podosfera porque o Brasil é ‘gigantão’”, frisa a apresentadora, cuja produção de conteúdo dela e de Ju Wallauer é focada no jornalismo “de peito aberto”. 

O nerd Guga Mafra, produtor do Guga Cast, usou de bastante bom humor para dar sua dica de ouro aos calouros. “Você tem que fazer porque você ama e não porque vai dar dinheiro --provavelmente não vai dar”, brinca. 

Magê Flores, do Café da Manhã, podcast jornalístico diário da Folha de S. Paulo, elenca o estudo e pesquisa como um aspecto de base. “Ouça muito podcast para você entender as possibilidades de formato, escolha um formato que tenha a ver com o que você quer dizer”. Ponto número dois destacado pela jornalista em entrevista ao Terra foi o roteiro. “Pense nele com carinho, nas mensagens que você vai dizer. Isso vai te ajudar a ser preciso”.

A youtuber e podcaster Dimitra Vulcana, apresentadora do HQ da Vida, afirma que é preciso fidelizar o público. Como? “Tenha periodicidade. Isso faz com que você tenha seu ouvinte sempre por perto. Se você furar a periodicidade, não vai dar certo”, aposta a drag. 

O jornalista Jefferson Barbosa afirma que é fundamental dialogar com grupos sociais distintos. “Aprenda, estude bastante e procure falar para o máximo de pessoas possível, no sentido de pluralidade”, defende o apresentador do PerifaConnection.

Veja também

IA: os robôs vão dominar o mercado de trabalho?:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade