Como vender o projeto do um podcast? Especialistas dão dicas
Especialistas e podcasters contam experiências pessoais e dão dicas de como garantir parcerias com marcas para o seu projeto de podcast
Existe uma melhor forma de vender o seu projeto de podcast? Na palestra ‘A arte do pitching — vendendo seu projeto’, realizada na sexta-feira (1º), na Cinemateca Brasileira, durante o evento Spotify for Podcasters Summit, especialistas dividiram experiências pessoais e deram dicas de como ter êxito e garantir parcerias e patrocínios.
Partindo do princípio: entenda como o seu produto pode ser interessante para potenciais marcas. Para Ju Wallauer, do podcast Mamilos, o primeiro passo é saber em que círculos a sua ideia de projeto se encaixa, que podem ser três. “As que são muito legais para você, as que atraem o interesse de muitas pessoas, e as que são de interesse das marcas”, explica, “o interessante é enxergar as intersecções”. Compreendendo isso, é mais fácil perceber se a sua ideia é legal “fora da sua cabeça” também.
Segundo Denis Onishi, da Fiat, as marcas buscam parcerias que podem ajudar a contar algo em que acredita, e que já tenha alguma relação com a sua história. “Tem que ter relação com a marca”, disse. Para Daniel Oksenberg, diretor criativo da AlmapBBDO, do podcast Na Salinha, a arte do pitching é quase um “xaveco”: “é como se a gente estivesse levando uma solução para um problema que até o próprio cliente desconhece”. Por isso, salienta, é importante que se seja o menos genérico possível. “O digital trouxe a personalização, a complexidade de trazer algo super segmentado”.
Wallauer destaca ainda a importância de construir uma marca, uma voz autêntica e verdadeira para os seus ouvintes, o que te ajudará, futuramente, a garantir sua liberdade editorial na “podosfera”. Para a podcaster, é de extrema importância buscar parcerias com visão de longo prazo, com frequência e alcance. Além disso, detalha alguns pontos importantes que devem estar no seu pitching. “Apresente o tema, explique o motivo de você querer falar daquilo, não pode ser porque você simplesmente quer muito aquilo. Explique também para quem vai ser interessante, como vai gerar engajamento. Busque e mostre qual conteúdo já foi produzido e exemplifique como a sua proposta vai ser diferente. Decida o formato e defenda as razões dessa escolha e, só então, venda o arco da temporada”.
Para os especialistas, também é possível que antes de apresentar o seu projeto, será necessário também explicar o que é um podcast. O que não necessariamente deve ser visto como um problema. O importante, no entanto, é que quem venda o projeto entenda muito bem o que a plataforma oferece. “Trabalhamos com nichos, e aqui os números são menos importantes do que a relação que foi construída com o público, que tem muito mais valor com a fidelidade do ouvinte”, reforça Daniel. “A gente tem mais de 80% de retenção. Saiba no que você é bom e no que não é. O podcast não é uma mídia de conversão, é uma mídia de construção de marca”, finaliza Wallauer.