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Como vender o projeto do um podcast? Especialistas dão dicas

Especialistas e podcasters contam experiências pessoais e dão dicas de como garantir parcerias com marcas para o seu projeto de podcast

2 nov 2019 - 12h42
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Existe uma melhor forma de vender o seu projeto de podcast? Na palestra ‘A arte do pitching — vendendo seu projeto’, realizada na sexta-feira (1º), na Cinemateca Brasileira, durante o evento Spotify for Podcasters Summit, especialistas dividiram experiências pessoais e deram dicas de como ter êxito e garantir parcerias e patrocínios.

Partindo do princípio: entenda como o seu produto pode ser interessante para potenciais marcas. Para Ju Wallauer, do podcast Mamilos, o primeiro passo é saber em que círculos a sua ideia de projeto se encaixa, que podem ser três. “As que  são muito legais para você, as que atraem o interesse de muitas pessoas, e as que são de interesse das marcas”, explica, “o interessante é enxergar as intersecções”. Compreendendo isso, é mais fácil perceber se a sua ideia é legal “fora da sua cabeça” também.

Camila Justo, Spotify Senior Creative Producer Latin America, Ju Wallauer, do Mamilos, Denis Onishi, da Fiat, Daniel Oksenberg, diretor criativo da AlmapBBDO, do podcast Na Salinha
Camila Justo, Spotify Senior Creative Producer Latin America, Ju Wallauer, do Mamilos, Denis Onishi, da Fiat, Daniel Oksenberg, diretor criativo da AlmapBBDO, do podcast Na Salinha
Foto: Divulgação/ @luaith

Segundo Denis Onishi, da Fiat, as marcas buscam parcerias que podem ajudar a contar algo em que acredita, e que já tenha alguma relação com a sua história. “Tem que ter relação com a marca”, disse.  Para Daniel Oksenberg, diretor criativo da AlmapBBDO, do podcast Na Salinha, a arte do pitching é quase um “xaveco”:  “é como se a gente estivesse levando uma solução para um problema que até o próprio cliente desconhece”. Por isso, salienta, é importante que se seja o menos genérico possível. “O digital trouxe a personalização, a complexidade de trazer algo super segmentado”. 

Wallauer destaca ainda a importância de construir uma marca, uma voz autêntica e verdadeira para os seus ouvintes, o que te ajudará, futuramente, a garantir sua liberdade editorial na “podosfera”. Para a podcaster, é de extrema importância buscar parcerias com visão de longo prazo, com frequência e alcance. Além disso, detalha alguns pontos importantes que devem estar no seu pitching. “Apresente o tema, explique o motivo de você querer falar daquilo, não pode ser porque você simplesmente quer muito aquilo. Explique também para quem vai ser interessante, como vai gerar engajamento. Busque e mostre qual conteúdo já foi produzido e exemplifique como a sua proposta vai ser diferente. Decida o formato e defenda as razões dessa escolha e, só então, venda o arco da temporada”. 

Para os especialistas, também é possível que antes de apresentar o seu projeto, será necessário também explicar o que é um podcast. O que não necessariamente deve ser visto como um problema. O importante, no entanto, é que quem venda o projeto entenda muito bem o que a plataforma oferece. “Trabalhamos com nichos, e aqui os números são menos importantes do que a relação que foi construída com o público, que tem muito mais valor com a fidelidade do ouvinte”, reforça Daniel. “A gente tem mais de 80% de retenção. Saiba no que você é bom e no que não é. O podcast não é uma mídia de conversão, é uma mídia de construção de marca”, finaliza Wallauer. 

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Fonte: Redação Terra
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