Ainda é possível engajar o público e vender mais na internet?
Sim, acreditamos que sim: conheça 3 passos para as empresas engajarem o público certo e venderem mais na internet.
Existe uma forma totalmente nova de se comunicar com a audiência através da internet. A forma como as pessoas lidam com a propaganda mudou. Elas preferem ir atrás da informação quando precisam dela, em vez de serem interrompidas por propagandas que não pediram para ver.
Para ajudar os empreendedores e profissionais responsáveis por marcas e empresas a compreenderem como captar a atenção do público e transformá-lo em cliente, desenvolvi o conceito de Jornada do Engajamento, e este material está presente em meu livro Atenção: o Maior Ativo do Mundo.
Os três passos da jornada do engajamento ajudam a construir uma trilha com muito mais chances de fazer a audiência estar com você e escolher contratar seus produtos ou serviços. A ideia é que as marcas e empresas não tenham que correr atrás do cliente, mas sejam encontradas quando ele precisar do seu serviço.
Veja o passo a passo:
PASSO 1: ATRAÇÃO DO INTERESSE
O primeiro passo é definir o público-alvo e se tornar um verdadeiro especialista em interpretar suas dores e desejos. O empreendedor tem que saber explicar o problema do seu público-alvo melhor do que ele mesmo. Assim, o cliente em potencial automaticamente percebe que pode encontrar a solução para o problema com você.
O grande segredo é focar em uma comunicação para gerar identificação, trazendo características que fazem parte desse público, como a linguagem, os desenhos e os problemas, assim o consumidor vai sentir que é este o produto ou serviço que vai ajudá-lo.
PASSO 2: DOUTRINAÇÃO
Ao contrário do que muitos fazem na internet, o conteúdo não deve ser composto apenas de dicas soltas. O que as marcas ou especialistas produzem deve seguir uma lógica que leve as pessoas até o que vai ser oferecido depois. Ao fazer assim, o conteúdo irá ter um objetivo na jornada do cliente.
A ideia é usar o que é ensinado para reforçar a importância do produto ou serviço que você oferece.
PASSO 3: CONVERSÃO
Por fim, deve-se oferecer o produto ou serviço que soluciona um ou mais problemas do público-alvo. As marcas devem oferecer ao seu cliente não o meio, mas o fim, ou seja, a transformação que ele terá ao adquirir o produto ou serviço. Um exemplo é quando se vende um produto para cabelos: as vendas devem se preocupar em oferecer cabelos mais bonitos e saudáveis, e não apenas um creme. O segredo é vender o resultado que ele terá com o serviço, método ou produto.
Definir esses três passos é fundamental para que a audiência seja alcançada no momento certo, preparada para consumir o produto, e entenda os motivos pelos quais deve comprá-lo.
(*) Samuel Pereira é publicitário, empresário, especialista em tráfego e audiência na internet e criador do Segredos da Audiência Ao Vivo. É autor do livro Atenção: o maior ativo do mundo – o caminho mais efetivo para ser conhecido, gerar valor para seu público e ganhar dinheiro e co-autor de Negócios Digitais.