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Dicas para impulsionar vendas através do Instagram

Ao completar seu oitavo aniversário, a rede social com foco em fotos e vídeos começa a ganhar uma outra cara mais forte.

26 out 2018 - 10h04
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São cerca de 90 milhões de contas que acessam mensalmente publicações de compras no Instagram. Não é um número que passa despercebido. E é justamente por conta dos recursos de imagem oferecidos pela plataforma que ela ganhou enorme força de movimentação de e-commerce.

Desde que surgiu, em 2010, o Instagram se firmou como uma rede social visual, com foco em fotos e vídeos. Hoje, os recursos da plataforma são direcionados para a montagem de uma vitrine de vendas eletrônicas. Trata-se da funcionalidade Instagram Shopping, inaugurada no Brasil em 2018. Em abril, por exemplo, foram realizadas 180 milhões de transações no app.

Foto: Jakob Owens / Unsplash.com

“O principal fator para o sucesso é a facilidade de compra. O usuário consegue, de forma muito ágil, ter acesso às informações do produto e ir para a finalização da transação”, explica Maria Carolina Avis, especialista em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, de Curitiba.

“Para as empresas, houve uma facilitação na resposta sobre variedade de cor, disponibilidade, preço e forma de pagamento. A própria postagem disponibiliza esses detalhes”, explica ela. “É preciso ir onde seu público está.”

Desde que foi lançado, o Instagram Shopping ganhou um aumento de 25% no tráfego do aplicativo e de 8%, na receita. Isso significa que a rede social se tornou um ambiente propício para todos os tipos de lojas eletrônicas, desde que seu público-alvo seja usuário da rede.

Para usar o Shopping, a empresa precisa comercializar produtos – e não serviços. Além disso, precisa ter um site próprio, para onde o usuário será redirecionado para finalizar a compra.

Instagram Shopping
Instagram Shopping
Foto: Reprodução

“O grande benefício é otimizar a experiência do usuário. No Instagram, ele escolhe o produto com mais facilidade e avança facilmente para o estágio de compra”, defende Maria Carolina.

No entanto, para quem vai começar agora a investir no Instagram, é preciso tomar alguns cuidados. Ao utilizar fotos de catálogo ou de outra empresa, por exemplo, é preciso fornecer os créditos da imagem. Também não é recomendado utilizar fotos de baixa qualidade ou resolução.

E nem pense em realizar sorteios e trocar engajamento (curtidas e seguidores) por crédito na loja ou produtos. Postagens com esse teor podem ser retiradas do ar e “queimar o filme” de seu empreendimento.

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