Facebook não é lugar de criança; permissão é aos 13 anos
O Facebook é febre mundial e, não é de se espantar, que até as crianças se encantem pela rede social. O único detalhe é que, segundo os termos de uso da página, só podem ter perfil pessoas com mais de 13 anos - o que é facilmente burlado pelo pequenos que mentem na hora de preencher o ano de nascimento.
Uma pesquisa feita pela MinorMonitor, nos Estados Unidos, entrevistou pais de mil crianças menores de 18 anos que estão no Facebook. Entre elas, 38% tinham 12 anos ou menos e 4% tinham idade de 6 anos ou menos. Outro ponto analisado pelo estudo foi o monitoramento feito pelos pais - 51% dos pais têm a senha das crianças e acessam suas contas, 24% são 'amigos' de seus filhos na rede, 8% vigia as páginas na tela do computador e 17% não faz qualquer tipo de monitoramento.
Para a doutoranda em Psicologia Educacional da UNICAMP, Adriana Ramos, o diálogo respeitoso, claro e firme é a melhor solução. "Os pais que precisam usar recursos para monitorar seus filhos demonstram que algo não vai bem na relação e precisam rever isso, uma vez que a confiança entre ambos é fundamental para a construção de valores morais", afirma.
Eles não sabem se defender
Segundo ela, que também especialista em relações interpessoais e desenvolvimento moral, as crianças ainda não possuem recursos cognitivos que permitam se defender, até os 12 anos de idade. Elas não têm capacidade de distinguir entre o que é bom ou ruim. Dessa forma, as redes sociais são o lugar perfeito para serem ludibriadas. "Nessa idade as crianças ainda não tem a mesma capacidade de compreensão da realidade como um adulto, e ficam expostas as informações e pessoas que circulam na rede", alerta.
Para tentar tornar a navegação dos adolescentes mais segura, o Facebook tomou algumas providências com aplicativos e restrição de acesso. O perfil de pessoas entre 13 e 17 anos só pode ser visto por seus amigos, amigos de amigos ou instituições que eles sejam ligados, como a escola. Algumas proteções adicionais fazem com que as linhas do tempo e postagens dos adolescentes não apareçam em resultados de pesquisas públicas.
Outro recurso que os pais devem orientar os filhos a usarem é a ferramenta 'View As' no lado direito superior de suas linhas do tempo. Eles conseguem ver como seu perfil é visto pelo público.
Coletânea Editorial
Especial para o Terra