No anúncio do novo iPad - assim mesmo, sem nenhum nome especial, simplesmente "novo" - o CEO da Apple, Tim Cook, exaltou a categoria de produto criada pela companhia como o "símbolo da era pós-PC". Apesar de poucas, as alterações mostradas pelo executivo e pelo vice-presidente sênior de Marketing da Apple, Phil Schiller, em março de 2012, foram significativas, e colocaram a Apple na frente do mercado de tablets.
Uma das mudanças mais importantes foi a nova tela Retina, que apareceu pela primeira vez no iPhone 4. O novo display tem resolução de 2048 x 1536, ou seja, 3,1 milhões de pixels. "Mais do que qualquer outro dispositivo móvel existente", afirmou Schiller. Com os anúncios de filmes em Full HD no iTunes, o iPad chega forte na reprodução multimídia.
Outra atualização importante ficou por conta do hardware: novo processador A5X dual-core, com gráficos de quatro núcleos muito mais velozes. Além disso, a câmera iSight - mesma tecnologia do iPhone 4S - chega com 5 MP ao iPad, e com possibilidade de fazer vídeos em HD.
O aparelho chega ao mercado com conectividade 4G, o que, segundo Schiller, atinge velocidade de conexão de até 72 Mbps. De resto, mantém a mesma autonomia de bateria de até 10 horas do iPad 2 (ou nove horas, no 4G), e engordou um pouquinho: agora pesa 652 g, e tem 9,4 mm de espessura.