O Legado

As informações a respeito da personalidade de Steve Jobs sempre foram mais rumorosas do que fatos concretos. Houve quem dissesse que muitas das suas criações na verdade eram roubadas de engenheiros e designes da Apple. Verdade ou não, é impossível negar o legado que Steve Jobs deixou enquanto esteve à frente da Apple e também fora dela, nos doze anos em que esteve longe do campus em Cupertino.

iPad, iPod, iTunes, iPhone, iMac, iCloud, seu último anúncio. São numerosos os produtos "i" alguma coisa e também os que não levam a vogal no início criados durante a gestão de Steve Jobs. De certa forma, pode-se dizer que a Apple revolucionou o mercado diversas vezes. Jobs mesmo costuma dizer que a Apple criava produtos que nem os usuários sabiam que desejavam. Assim foi com o Apple II, nos primórdios da empresa, com o Macintosh, o iPod, o iPhone e mais recentemente o iPad, que criou toda uma nova categoria de eletrônicos e consequentemente um mercado. Jobs também foi inovador fora da Apple, quando criou a NeXT, uma fabricante de computadores pessoais. Mesmo fracassando, foi a NeXT que abriu as portas do campus de Cupertino para Jobs novamente e deu à Apple, quando adquirida, a base para o sistema operacional que até hoje conquista usuários, atualmente chamado de Mac OS X Lion. Também a Pixar, posteriormente adquirida pela Disney, é obra de Steve Jobs . Muitos não sabem, mas é de Jobs, que nunca se formou em faculdade alguma, o adorável Toy Story.

Ao que parece, até um legado póstumo Jobs teria deixado para a empresa que ajudou a criar e que se tornou o que é em suas mãos. Uma nova Apple TV pode estar por vir por aí do jeito que ele faria .

Leia mais:
Veja 10 produtos importantes da era Steve Jobs na Apple
Veja os maiores fracassos de Steve Jobs com a Apple'

Foto: AFP