Strava libera gratuitamente dados de mobilidade urbana
O aplicativo de monitoramento de transporte urbano Strava está disponibilizando gratuitamente nesta quarta-feira sua plataforma digital que compila dados sobre deslocamento em transportes não motorizados.
O Strava Metro agrega de forma anônima os dados dos percursos a pé e de bicicleta dos usuários do aplicativo, que já passam de 68 milhões no mundo e 9 milhões no Brasil.
Então, as informações são disponibilizadas gratuitamente a urbanistas, governos municipais e ativistas com o intuito de entender padrões de mobilidade, identificar oportunidades de investimento e avaliar o impacto de mudanças na infraestrutura.
Para obter acesso à plataforma é necessário submeter uma solicitação ao Strava, apresentando um plano de mobilidade urbana, informou a empresa.
"Dada a necessidade crescente de infraestrutura para ciclistas e pedestres, sentimos que o Strava Metro era muito valioso e importante para não ser disponibilizado a qualquer organização que tentasse fazer a diferença no projeto de futuro das cidades", disse em comunicado Mark Gainey, co-fundador do Strava.
Números da plataforma mostram, por exemplo, que na cidade de São Paulo houve alta de mais de 31% no total de atividades de bicicleta no mês de agosto, em relação ao ano anterior. Enquanto no Rio de Janeiro a alta foi de 91% no mesmo período.