Twitter lança os 'fleets', sua versão para os 'Stories'; veja como usar
Disponível apenas no Brasil, nova função permite que tuítes com textos, fotos, vídeos e gifs sejam apagados 24 horas depois da postagem
O Twitter bem que tentou, mas não escapou do sucesso das postagens efêmeras - aquelas que ficam no ar por algumas horas nas redes sociais - e anunciou nesta quarta-feira, 4, aqui no Brasil, a sua versão própria dos 'Stories'. Chamada de Fleets, a função permite que o usuário publique fotos, vídeos, gifs e textos que serão apagados dentro de 24 horas. O recurso começará a ser disponibilizado ao longo dessa semana nas versões para smartphone do app da rede social.
O visual é muito semelhante ao que acontece no Instagram: assim como os Stories, os tuítes classificados como Fleets ficarão na parte de cima da tela. Para adicionar uma nova postagem, basta clicar no ícone com a foto do usuário acompanhado do símbolo "+". Um fleet, porém, não terá a opção de receber retuítes, comentários ou curtidas. Para responder, a interação ocorre via mensagem direta (DM), que direciona para a conversa privada. Além disso, a função está disponível apenas no aplicativo para Android e iOS.
Segundo a empresa, a ferramenta é fruto de pesquisas que apontam que as pessoas se sentem mais seguras para publicar conteúdo na rede social sabendo que o post ficará disponível por pouco tempo. O Twitter afirma que a relevância do público brasileiro no uso da rede social foi um fator importante para escolher o País como o primeiro no mundo a receber o recurso - em breve, a função poderá ser testada em outros países.
Alô alô, testando…
Estamos experimentando uma nova forma de você "pensar alto" no Twitter, sem curtidas, Retweets ou comentários públicos. O nome disso é Fleets. Quer saber do melhor? Eles desaparecem depois de 24 horas. pic.twitter.com/TZEG76zjsA
— Twitter Brasil (@TwitterBrasil) March 4, 2020
Para Edney Souza, diretor acadêmico da Digital House Brasil e especialista em redes sociais, o Twitter está seguindo uma tendência geral de consumo de conteúdo na internet. "Ler no celular é desconfortável e os usuários não querem mais escrever. As pessoas já estão acostumadas com a ferramenta dos Stories e já aprenderam a compartilhar suas vidas por meio desse tipo de conteúdo. É natural que o serviço seja adotado em várias plataformas", diz. Hoje, o modelo de mensagens efêmeras está presente no Snapchat, no Instagram, no Facebook e no WhatsApp.
Essencialmente, a proposta do Twitter tem sintonia com a ideia dos Stories: retratar o tempo real. Na visão de Souza, os Fleets podem dar certo se o Twitter souber aproveitar isso de forma inteligente: "Seria interessante se eles conseguissem agrupar os Stories em assuntos, para os usuários poderem se informar sobre o que está acontecendo em determinada situação agora".
Mas, a ferramenta pode encontrar problemas específicos. O consultor de mídias digitais Alexandre Inagaki alerta para o potencial dos Fleets na disseminação de discursos de ódio ou notícias falsas. "O Twitter vem sendo muito usado para a propagação de conteúdos ofensivos e, com a nova função, a disseminação vai se tornar mais simples ainda, porque agora a prova se autodestrói em 24 horas", afirma.
*É estagiária, sob supervisão do editor Bruno Capelas