Volvo lança novo robô-táxi em meio a corrida para veículos autônomos
A Volvo apresentou um robô-táxi totalmente elétrico nesta quarta-feira, enquanto a empresa sueca de propriedade da Geely corre para atingir uma meta ambiciosa de vendas de veículos autônomos com seu acordo de fornecimento com o Uber em espera.
Além da condução na cidade, a Volvo disse que o 360c ampliaria sua base de clientes, aproveitando a demanda de passageiros entre cidades que chegam a 300 quilômetros de distância, o que permite desafiar companhias aéreas e operadores de trens de curta distância.
A Volvo, que está avaliando abrir o capital, está tentando avançar nos carros autônomos como um ator de luxo de médio porte com recursos mais limitados que a BMW ou a Audi.
A empresa espera que os carros autônomos representem um terço das vendas até 2025, com automóveis totalmente elétricos respondendo por 50 por cento.
Até agora, as ambições de direção autônoma da Volvo têm estado intimamente ligadas ao Uber, que estava operando uma frota de Volvo XC90 autônomos até que uma recente colisão fatal com um pedestre paralisou o programa.
O presidente-executivo da empresa, Hakan Samuelsson, disse que a parceria com a Uber permaneceu intacta, com a Volvo pronta para fornecer até 24 mil carros para o aplicativo durante dois anos.
Samuelsson, falando a jornalistas no lançamento, disse que a empresa estava em negociações para entregar um carro autônomo especialmente projetado para o programa autônomo do Uber, conforme vê o compartilhamento como o caminho certo para a Volvo cumprir sua promessa de entregar seu primeiro carro autônomo até a década de 2020.