WhatsApp libera versão 'Business' para grandes empresas
Até então, aplicativo voltado para negócios estava liberado apenas para pequenas e médias companhias
O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira, 01, a expansão de seu aplicativo para pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business. Agora, o aplicativo também pode ser usado por companhias de grande porte no Brasil que desejam se comunicar com clientes que não desejam mais falar ao telefone.
Com a versão para empresas, os clientes podem ter acesso a informações como telefone, endereço e horário de funcionamento da companhia, além de poder solicitar dados extras por meio de um chat, de forma semelhante a como acontece entre contatos pessoais.
O aplicativo permite ainda que comece a iniciar a conversa com a empresa ao clicar em um botão específico do WhatsApp Business em um site ou anúncio de Facebook. Essa é uma das principais integrações anunciadas até hoje entre a rede social e o principal aplicativo de mensagens do grupo Facebook.
Outra novidade que deve agradar é a possibilidade das grandes empresas fornecerem suporte em tempo real através do WhatsApp. Por meio do chat, a companhia vai poder tirar dúvida de produtos e ajudar o cliente a resolver um problema.
Para que uma companhia envie determinadas mensagens, no entanto, ela precisará pagar uma taxa ao WhatsApp. Isso, segundo a empresa, dificultará o envio de SPAM aos usuários. O aplicativo também permitirá que os usuários bloqueiem os perfis de empresas, semelhante ao que acontece hoje no aplicativo comum.
Versão chegou ao Brasil em janeiro
A versão para empresas do WhatsApp chegou ao Brasil em janeiro deste ano, focado para pequenas e médias empresas de forma gratuita. À época o Brasil foi o quinto país a testar o novo aplicativo que prometia aproximar as companhias de pequeno porte de seus clientes.
As versões do WhatsApp para empresas foram vistas como uma alternativa encontrada pelo Facebook para conseguir lucrar no futuro. O cofundador e então presidente executivo do WhatsApp, Jan Koum, afirmou no começo do ano que não está nos planos da empresa adotar o modelo de exibição de anúncios para financiar sua operação.