Terra terá uma segunda Lua em breve; entenda
O fenômeno ocorrerá entre 29 de setembro e 25 de novembro de 2024, antes que o asteroide retorne ao seu local de origem, um cinturão de asteroides que orbita o Sol
Este outono, por um curto período de tempo, a Terra ganhará uma segunda lua. Um estudo publicado recentemente revelou que um asteroide, com aproximadamente o tamanho de um ônibus urbano, será capturado pela gravidade da Terra e orbitará nosso planeta por cerca de dois meses, transformando-se em uma "mini lua".
O fenômeno ocorrerá entre 29 de setembro e 25 de novembro de 2024, antes que o asteroide retorne ao seu local de origem, um cinturão de asteroides que orbita o Sol.
Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidad Complutense de Madri e autor principal do estudo, explicou ao The Guardian que o objeto que nos visitará pertence ao cinturão de asteroides Arjuna. Este é um cinturão secundário composto por rochas espaciais que seguem órbitas muito semelhantes às da Terra.
O que é um mini Lua?
Alguns asteroides do cinturão Arjuna podem se aproximar relativamente próximo da Terra, cerca de 4,5 milhões de quilômetros (2,8 milhões de milhas). Quando esses objetos viajam em velocidades relativamente baixas para asteroides - por volta de 3.540 km/h (2.200 mph) - suas trajetórias são fortemente influenciadas pela gravidade da Terra.
Marcos explicou: "Sob essas condições, o objeto pode se tornar uma lua temporária da Terra". Ele acrescentou que o asteroide específico em questão será capturado pela gravidade da Terra na próxima semana e permanecerá nesta condição por cerca de dois meses. Contudo, ele não completará uma órbita completa ao redor do nosso planeta.
Esse asteroide foi descoberto em 7 de agosto pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre por Asteroides (Atlas), um programa financiado pela NASA. Com aproximadamente 10 metros de comprimento, o asteroide é minúsculo quando comparado à lua da Terra, que possui um diâmetro de cerca de 3.474 km.
Infelizmente, o objeto será "muito pequeno e fraco para telescópios e binóculos amadores típicos", comentou Marcos. No entanto, ele está bem dentro do alcance de brilho dos telescópios usados por astrônomos profissionais. Os cientistas acrescentaram que acreditam que o asteroide mini lua voltará a orbitar a Terra em 2055.