Tradicional banda de música mineira completa 82 anos de fundação e lança seu primeiro CD no dia 31 de julho na Praça de Santa Tereza
A Sociedade Musical Filarmônica 1º de Maio foi fundada no dia 1º de maio de 1934, em Belo Horizonte, por iniciativa de um grupo de trabalhadores da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Atualmente é regida pelos maestros Vanildo Antônio de Albuquerque, Jaime Maciel e Alexandre Moreira e tem como presidente o músico Adilson Proense Vieira.
A escolha do nome da filarmônica foi uma homenagem a eles próprios, trabalhadores do Brasil e amantes da música.
Esta corporação musical nasceu dentro da "família ferroviária", grupo de operários nos trens e ferrovias e seus descendentes, nos moldes das bandas de músicas das cidades do interior de Minas Gerais com o objetivo de se apresentar nas festas e procissões religiosas do bairro Horto Florestal, na capital mineira.
Seus componentes, conhecedores da arte musical e cientes da importância da música na vida da comunidade, além de tocar e ministrar aula de aprendizagem musical, aceitavam todos os convites e se empenhavam para tocatas e alvoradas dentro e fora da capital, como na posse do Presidente da República, Juscelino Kubitscheck, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro, em 1956, e também no término de seu mandato, em Brasília, em 1960.
Por tradição, a filarmônica apresenta-se sempre no dia 1º de maio, Dia dos Trabalhadores, e no Dia de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos, com seu repertório de dobrados, valsas, maxixe e marchas para alegria de seus admiradores e do público belo-horizontino e mineiro.
Atualmente, a filarmônica, considerada uma "identidade artística e cultural", conta com 25 componentes e realiza seus ensaios em sua sede própria sempre às terças-feiras, às 20 horas.
Fonte:
Livro: Marchinhas e Retretas: história das corporações musicais civis de Belo Horizonte
Autora: Clotildes Avellar Teixeira
Serviço
Lançamento do CD Banda "Sociedade Musical Filarmônica 1º de Maio"
Dia 31 de julho - domingo
Local e horas: Praça Duque de Caxias (Bairro Santa Tereza) - às 10 horas
Entrada franca