Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tragédia anunciada: desmoronamento de barranco provocada por erosão hídrica ameaça estação de tratamento de esgoto (ETE) na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre

Moradores do loteamento Chácara das Nascentes, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, estão em alerta máximo.

16 mai 2023 - 12h50
(atualizado às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Há anos, a comunidade do loteamento Chácara das Nascentes vêm denunciando a situação de abandono da ETE localizada no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre. O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) já foi comunicado diversas vezes, mas até o momento nenhuma medida efetiva foi tomada.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

A cada chuva, a vossoroca, representada por um imenso buraco, se aproxima da ETE que atende o Chácara das Nascentes que por sua vez também perde área tragada pela erosão que só alimenta a cada chuva que ocorre! O desespero dos moradores cresce com a chegada do período de chuvas.

Esse imenso volume de terra além de assorear riachos afluentes do Arroio do Turvo ainda deve estar causando impactos ambientais abaixo com comprometimento da fauna e flora nativa por tratar-se de uma região caracterizada por ser área de proteção permanente ( APP), o que agrava ainda mais a situação e responsabilidade dos órgãos públicos.

Os moradores temem que, quando a erosão tragar à ETE, ocorrerá um comprometimento quase irreversível, pois os esgotos de 400 residências serão lançados diretamente no meio ambiente e toda essa carga poluidora terá como destino final o Lago Guaíba atingindo toda a população de Porto Alegre e aumentando os custos do tratamento da água ser fornecida a todos porto-alegrenses!

Será uma terrível tragédia ambiental que se visualiza no município, possivelmente ainda em 2023. A associação dos moradores do loteamento já tentou contato com a Prefeitura e o DMAE diversas vezes, entretanto, nenhuma solução foi apresentada até o momento.

Além disso, crianças que brincam próximo a erosão se arriscam várias vezes no local para buscar suas bolas e brinquedos, muitos arrastados pelas águas que só aumenta a tortura e medo de todos, pois o comprometimento de uma tragédia se avizinha a cada dia que passa!

Diante dessa situação, os residentes em conjunto aguardam uma posição concreta do DMAE e das autoridades competentes sobre o que será feito para solucionar o problema e evitar uma tragédia anunciada.

O alerta máximo continua, o risco iminente de uma desgraça continua, a negligência das autoridades continua e vem a pergunta que não quer calar: até quando? Será necessário perdas de vidas para uma ação desejada. Não podemos mais esperar, não podemos ser condizentes! Exigimos por direito uma resposta proativa da prefeitura e dos órgãos completes. Toda a vida espera e clama por tal resposta é solução, diz o Diretor de Patrimônio do loteamento Nadilson Ferreira onde a ETE se encontra.

"Tentamos diversas vezes chamar a sub-prefeitura, DMAE e só abrem protocolos e nada é resolvem" afirma José Carlos Suarez Diretor Financeiro do loteamento.

Foto: Porto Alegre 24 horas
Foto: Porto Alegre 24 horas
Foto: Porto Alegre 24 horas
Foto: Porto Alegre 24 horas
Foto: Porto Alegre 24 horas
Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade