Trump indica bilionário que fez caminhada espacial para comandar a Nasa em seu governo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (4), por meio de uma publicação no X, a escolha do bilionário americano Jared Isaacman para comandar a agência espacial Nasa em seu próximo governo. A nomeação, no entanto, depende da aprovação do Senado.
Trump destacou o currículo único de Isaacman, que combina experiência como empreendedor de sucesso e pioneirismo no setor espacial. "A paixão de Jared pelo espaço, a experiência como astronauta e a dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e promover a nova economia espacial o tornam idealmente adequado para liderar a Nasa em uma nova e ousada era", escreveu.
O bilionário ganhou os holofotes em setembro ao se tornar o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial durante a missão Polaris Dawn, um feito que consolidou seu nome na exploração além da Terra. "Daqui a Terra parece um mundo perfeito", declarou na ocasião.
I am delighted to nominate Jared Isaacman, an accomplished business leader, philanthropist, pilot, and astronaut, as Administrator of the National Aeronautics and Space Administration (NASA). Jared will drive NASA's mission of discovery and inspiration, paving the way for…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 4, 2024
Isaacman, de 41 anos, começou sua trajetória empreendedora ainda jovem, fundando aos 16 anos a Shift4 Payments, empresa de processamento de pagamentos criada no porão da casa dos pais, em Nova Jersey. Hoje, a companhia é responsável por um terço das transações em restaurantes e hotéis nos Estados Unidos, e sua fortuna pessoal é estimada em US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 10 bilhões).
Além de empresário, Isaacman tem uma longa relação com o universo da aviação e do espaço. Com certificação para pilotar aviões comerciais e militares, ele chegou a quebrar recordes mundiais de velocidade aérea e fundou a Draken International, uma academia de treinamento para pilotos da Força Aérea dos EUA.
Na área espacial, seu envolvimento começou em 2008, quando presenciou o lançamento de um foguete da SpaceX no Cazaquistão. Desde então, Isaacman se tornou um nome influente no turismo e exploração espaciais. Em 2021, ele financiou e liderou a missão Inspiration4, a primeira tripulação totalmente civil a orbitar a Terra.