Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump toma posse como presidente dos EUA: "era de ouro começa agora"

20 jan 2025 - 14h20
(atualizado às 14h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira (20). A cerimônia foi realizada no Capitólio, em Washington, por conta do frio extremo.

Foto: Reprodução/Redes Sociais / Perfil Brasil

Após os juramento do vice-presidente J.D. Vance e de Trump, o presidente realizou seu primeiro discurso empossado. Depois de completar seu primeiro mandato de 2016 a 2020, ele retorna como o 47º presidente eleito.

Trump iniciou seu discurso com agradecimentos a outros políticos. "A era de ouro dos Estados Unidos começa agora. Digo de forma simples, colocarei a América em primeiro lugar, nossa soberania será recuperada, nossa segurança será, as balanças da justiça serão reequilibradas. E nossa maior prioridade será criar uma nação orgulhosa, próspera e livre"

Eu retorno a presidência com confiança e otimismo que nós estamos ni início de uma era de sucesso nacional. O sol está banhando todo o mundo, e nós temos a oportunidade de aproveitar todas essas chances. Mas antes precisamos ser honestos sobre os desafios que enfrentemos. O governo enfrenta uma crise de confiança depois de tantos anos de uma instituição radical e corrupta".

O que disse Trump?

No decorrer do seu discurso, Trump citou a necessidade de expulsar imigrantes criminosos. Além disso, falou sobre as catástrofes climáticas que tem afetado o país, incluindo os incêndios florestais em Los Angeles.

As tentativas de assassinato vividas pelo republicano também foram lembradas. "Fui salvado por Deus para tornar a América grande novamente", disse Trump, seguido por uma série de aplausos. "É o dia da liberação". 

O empresário ainda fez agradecimento específico às comunidades hispânicas e afro-americanas, afirmando que ouviu suas vozes - e que se lembrará disso.

Primeiras medidas presidenciais

Trump compartilhou suas primeiras decisões no poder, enfatizando suas promessas sobre imigração. "Hoje eu irei assinar uma série de decretos presidenciais e daremos inicio à restauração completa da América. Primeiro, declararei uma emergência nacional na nossa fronteira ao Sul. Toda entrada ilegal será imediatamente impedida e iniciaremos o processo de devolver milhões de imigrantes ilegais para o lugar de onde vieram. Estabeleceremos nossa política de 'fiquem no México', e enviarei tropas para a nossas fronteira ao sul para reparar o desastre das invasões ao nosso país. Por meio desses decretos designaremos também os cartéis como organizações terroristas internacionais."

Temas da agenda conservadora no meio social também apareceram em seu discurso. "Forjaremos uma sociedade que não vê cor, e que é baseada no mérito. Essa será a política oficial dos EUA, que há apenas dois gêneros: masculino e feminino". Ele também anunciou que irá readmitir, nesta semana, os membros das forças americanas que foram expulsos por não tomarem a vacina da COVID.

Perfurar, e perfurar

Durante seu discurso, o republicano abordou um tema íntimo ao público: a economia. Suas soluções propostas se baseiam na ampliação do uso do petróleo. "A crise inflacionária foi causada pelos gastos massivos e pelo aumento de preços da energia. Hoje nós iremos declarar uma emergência nacional da energia. Nós iremos perfurar, e perfurar. É esse ouro líquido que está sob os nossos pés que irá nos ajudar neste feito. Revogaremos a obrigação sobre veículos elétricos, salvando a nossa indústria automotiva".

De acordo com o presidente, outra fonte de renda para a riqueza dos EUA será o estabelecimento de tarifas e impostos sobre outros países. "O declínio da América chega ao fim".

***Matéria em atualização

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade