Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo náutico será retomado na Ilha dos Lobos, em Torres

Passeios de barco serão regulamentados e permitirão a observação da fauna marinha

28 mar 2025 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários

Após a aprovação do Plano de Manejo em 2023 e do Plano de Uso Público da Ilha dos Lobos em dezembro de 2024, o turismo náutico voltará a ser permitido no local. A previsão é que os passeios de barco sejam regulamentados e liberados ainda no primeiro semestre deste ano, possibilitando a observação de lobos-marinhos e leões-marinhos que habitam a ilha nos meses mais frios.

Foto: Prefeitura de Torres / reprodução site / Porto Alegre 24 horas

Além dos passeios de barco, caiaques e stand up paddle também serão autorizados, mas não será permitido desembarque nem interação com os animais.

O turismo na região estava proibido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2018, como forma de preservar a fauna local. O veto foi mantido até a elaboração dos planos de manejo e uso público para avaliar os impactos da atividade sobre os animais.

Preservação e turismo sustentável

A Ilha dos Lobos fica a 1,8 km de Torres e é conhecida por suas rochas basálticas e pela presença anual de lobos-marinhos-sul-americanos (Arctocephalus australis) e leões-marinhos-do-sul (Otaria flavescens), além de diversas espécies de aves. Esses animais migram da Argentina e do Uruguai para a ilha, principalmente no inverno.

A região é protegida desde 1983 e, em 2005, foi transformada em Refúgio de Vida Silvestre (Revis), com limites de proteção ampliados para um raio de 500 metros na água. Desde 2007, o local é administrado pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o biólogo e chefe do Revis Ilha dos Lobos, Juliano Rodrigues de Oliveira, serão permitidos dois tipos de passeios embarcados:

Passeio comercial: embarcações credenciadas oferecerão passeios turísticos pagos.

Passeio particular: proprietários de lanchas e botes poderão visitar a área mediante agendamento, sem custo.

As autorizações poderão ser cassadas a qualquer momento caso as regras não sejam seguidas.

Além disso, está sendo analisada a prática do surf tow-in, modalidade em que motos aquáticas auxiliam os surfistas em ondas gigantes próximas à ilha.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade