Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uber anuncia corridas de moto em SP após disputa judicial entre 99 e prefeitura

22 jan 2025 - 13h18
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa Uber lançou nesta quarta-feira (22) o serviço de transporte de moto por aplicativo na cidade de São Paulo. O anúncio acontece em meio a uma disputa jurídica entre a prefeitura de SP e a 99, concorrente que disponibilizou o mesmo serviço recentemente.

Uber lança serviço de Uber Moto fora do centro expandido de São Paulo
Uber lança serviço de Uber Moto fora do centro expandido de São Paulo
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Em um comunicado, a empresa afirmou que o Uber Moto poderá ser chamado apenas fora do centro da capital paulista. Essa foi a mesma abordagem da 99Moto. O intuito da escolha, segundo a companhia, é permitir "uma análise cuidadosa da sua demanda e utilização, ao passo que atende também quem mais precisa de alternativas acessíveis de mobilidade na capital".

Por que a Uber lançou o serviço agora?

A decisão de disponibilizar o Uber Moto veio de "um contexto em que o serviço de aplicativos por moto já opera na cidade há uma semana e depois de uma decisão da Justiça na tarde de ontem (terça, 21) que negou liminar do município solicitando a suspensão desse serviço", diz o comunicado.

A nota faz referência à disputa judicial entre a prefeitura e a 99. A Justiça de São Paulo negou que a concorrente recebesse uma multa de R$1 milhão por dia ao manter o serviço. Um decreto sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes desde janeiro de 2023 proíbe a circulação do serviço na capital - o argumento da instituição era que a disponibilização de mototáxis desrespeitava a norma.

Na semana do anúncio da 99, Nunes chegou a pedir para a população não utilizar o serviço. "Esses desgraçados vêm aqui e ganham dinheiro e ainda querem levar a vida das pessoas (…) Não usem isso pelo amor de Deus. Vai ser uma carnificina", declarou durante a entrega de um conjunto habitacional.

Como foi a disputa da prefeitura contra a 99?

Na sexta (17), a Procuradoria Geral do Município iniciou uma ação civil argumentando que a empresa descumpre com o decreto da prefeitura. Fazia parte do pedido, inclusive, uma antecipação de tutela - medida judicial de emergência que permite a concessão do pedido do autor antes do fim do processo.

Já a 99 havia acionado a Justiça ainda em 14 de janeiro, depois que a prefeitura determinou a suspensão do serviço de transporte com moto na capital.

Na noite da última terça-feira (21), a Justiça de São Paulo negou o pedido da prefeitura de multa por danos morais e crimes de desobediência direcionados à 99. Esse foi o catalisador para a Uber anunciar seus novos serviços.

Como o Uber Moto impacta a mobilidade urbana?

A empresa havia disponibilizado o serviço no início de 2023, mas foi impedida pelo decreto da prefeitura. Agora, dois anos depois, o argumento é que o Uber Moto oferece uma alternativa financeiramente vantajosa de transporte, principalmente nas periferias de São Paulo.

De acordo com o comunicado de Laura Lequain, head de Uber Moto no Brasil, as tarifas são cerca de 40% menores que o tradicional UberX. Desta forma, essa modalidade atende às necessidades daqueles que priorizam economia e eficiência, especialmente para curtas distâncias que complementam o transporte público, como o popular trecho "última milha" da estação até o destino final.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade