Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ucrânia acusa a Rússia de usar míssil balístico intercontinental em ataque

21 nov 2024 - 05h21
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ucrânia acusou o governo da Rússia de lançar um míssil balístico intercontinental durante um ataque ao território ucraniano nesta quinta-feira (21), segundo a força aérea de Kiev. Este é o primeiro uso conhecido na guerra de uma arma poderosa e capaz de carregar armas nucleares com um alcance de milhares de quilômetros.

Rússia diz ter testado míssil balístico nuclear
Rússia diz ter testado míssil balístico nuclear
Foto: Ministério da Defesa da Rússia / Perfil Brasil

A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura 33 meses. Os mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) são armas estratégicas projetadas para transportar ogivas nucleares, embora não haja indicação de que a ogiva deste míssil em particular fosse nuclear, informou a CNN.

Esses armamentos oferecem um potencial de dissuasão considerável, sendo uma parte essencial da estratégia militar da Rússia.

Míssel balístico intercontinental

Os ICBMs são projéteis com longo alcance, capazes de viajar milhares de quilômetros para atingir seus alvos. Eles representam um componente crítico na dissuasão nuclear, dada a sua capacidade de portar múltiplas ogivas, tanto nucleares quanto convencionais.

Historicamente, esses mísseis são um pilar da estratégia de defesa de superpotências como a Rússia e os Estados Unidos. A utilização de um ICBM no contexto do conflito atual sugere um aumento preocupante nas técnicas e táticas empregadas pela Rússia, configurando um novo patamar nas hostilidades.

Como a Ucrânia está reagindo?

O ataque de mísseis russos atingiu empresas e a infraestrutura na cidade centro-oriental de Dnipro, disse a força aérea de Kiev.

"Em particular, um míssil balístico intercontinental foi lançado da região de Astracã da Federação Russa", disse a força aérea da Ucrânia sem especificar qual tipo de ICBM foi disparado.

A Rússia também disparou um míssil hipersônico Kinzhal e sete mísseis de cruzeiro Kh-101, seis dos quais foram abatidos, informou a força aérea ucraniana.

A Ucrânia respondeu recentemente disparando mísseis de longo alcance fornecidos, os ATACMS, pelos Estados Unidos e Reino Unido dentro do território russo.

Esta movimentação, apesar dos avisos de Moscou de que tais ações seriam vistas como uma grande escalada no conflito, sublinha a determinante para defender suas fronteiras e atacar pontos estratégicos russos de apoio à invasão.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade