Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

UFRGS lidera expedição científica na Antártica em busca de respostas sobre as mudanças climáticas

A expedição, que percorrerá mais de 20 mil quilômetros pela costa antártica, fará paradas em 16 pontos estratégicos para coleta de dados

22 nov 2024 - 19h36
Compartilhar
Exibir comentários

Uma equipe internacional de 61 pesquisadores, incluindo 27 brasileiros, embarcou nesta sexta-feira (22) em uma expedição de dois meses à Antártica. A jornada, coordenada pelo pesquisador Jefferson Cardia Simões da UFRGS, tem como objetivo principal estudar os impactos das mudanças climáticas no continente gelado.

Foto: UFRGs/Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A expedição, que percorrerá mais de 20 mil quilômetros pela costa antártica, fará paradas em 16 pontos estratégicos para coleta de dados. Os cientistas investigarão questões como o derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar e as mudanças no Oceano Antártico.

"A Antártida está se tornando o principal fator para o aumento do nível do mar nas próximas décadas", alerta Simões. Os pesquisadores buscarão entender como a inclinação do terreno antártico influencia o derretimento das geleiras e o escoamento da água para o oceano. Além disso, a equipe estudará as rápidas mudanças no Oceano Antártico, que tem apresentado sinais acentuados de aquecimento e diminuição da salinidade.

Entre os brasileiros, destacam-se os pesquisadores da UFV, Márcio Rocha Francelino e José João Lélis de Souza, que há 14 anos monitoram a permafrost na Antártida. Nesta expedição, eles instalarão novos pontos de monitoramento em regiões mais frias e secas do continente.

A expedição, que durará até 25 de janeiro de 2025, exigirá dos pesquisadores resistência física e psicológica, além de treinamento específico para enfrentar as condições extremas da Antártica. Ao final da jornada, os dados coletados serão analisados para gerar um panorama global dos impactos das mudanças climáticas no continente gelado e no planeta como um todo.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade