Um israelense que vem para o Brasil, sem falar português e que, naturalmente, passa por uma série de dificuldades
Perfil de Ben Zruel de uma história triste para uma de sucesso
Poderia ser mais uma história triste e de insucessos, mas não é o caso de Ben Zruel.
Nascido na cidade de Jerusalém, Ben começou a lidar com as finanças desde cedo. Ele é o segundo filho de uma família de classe média com quatro irmãos e começou a trabalhar aos 11 anos de idade como entregador de flores, durante o período de férias escolares, depois de ter batido na porta de mais de 40 estabelecimentos. Entretanto, se engana quem pensa que o ingresso no mercado de trabalho, ainda criança, tenha sido por necessidade. Ao contrário. Ben desde pequeno buscava sua própria independência, pois não gostava de pedir ou depender dos outros e trabalhava por inspiração.
Aos 18 anos, passaria por uma nova experiência que o ensinaria o poder da decisão. Como em Israel é obrigatório o serviço militar durante três anos, Ben serviu o país por cinco anos e chegou ao cargo de oficial do exército em uma unidade especial. Sem perspectivas de futuro nessa carreira, ele decidiu deixar o posto, mesmo sem saber o que iria fazer depois.
Sua busca constante por oportunidades o levou a encontrar um anúncio de jornal que procurava pessoas com interesse de tentar uma nova carreira fora do país de origem. Mais uma vez, Ben precisava tomar uma importante decisão e ele sempre tinha em mente um lema: as pessoas bem-sucedidas são as que decidem rápido e vão até o fim com suas escolhas.
Ben foi até o escritório responsável pela publicação do anúncio e logo se viu na obrigação de fazer uma escolha: realizar o negócio em Israel, onde ele já conhecia as pessoas, ou fazer esse negócio no Brasil, onde não conhecia ninguém e sequer falava português. Ao falar com o interlocutor aqui no Brasil questionou como seria para trabalhar aqui, já que ele não falava nenhuma palavra em português. Rapidamente, o interlocutor o tranquilizou e o avisou que, como ele falava inglês, conseguiria se virar muito porque no Brasil todo mundo falava inglês. Pode até parecer inocência, mas Ben acreditou. Em duas semanas largou a carreira no exército, deixou família e amigos para trás e veio parar no Brasil.
Sem conhecer ninguém, Ben desembarcava em Guarulhos, em 1999, para trabalhar com vendas e comunicação, imaginando que aqui todos falavam inglês, idioma que dominava. Em pouco tempo, Ben foi à falência. Ele sempre lembra que o fracasso no início esteve em parte ligado a sua falta de competência comercial, mas o problema principal era a sua falta de habilidade financeira.
Ficou sem produtos para vender, sem dinheiro e se alimentando de shakes e pão com manteiga, pois era a comida mais barata que podia comprar. Ao atravessar essa fase, Ben percebeu que havia algo de errado na maneira como muitas pessoas administram o dinheiro.
Dez anos mais tarde, Ben Zruel conquistaria a sua tão sonhada liberdade financeira, se tornaria um empresário de sucesso e palestrante nas áreas de administração e liberdade financeira. A junção dessas experiências resultou em ensinamentos e dicas que estão em seu primeiro livro Eu vou te ensinar a ser rico.