Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

União fecha apoio a Hugo Motta à presidência da Câmara

31 out 2024 - 14h05
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O União Brasil fechou apoio ao candidato Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, à presidência da Câmara dos Deputados. A decisão ocorreu após uma reunião da cúpula do partido com integrantes da bancada, na manhã desta quinta-feira (31).

Integrantes do União Brasil em reunião que decidiu o apoio do partido a Hugo Motta
Integrantes do União Brasil em reunião que decidiu o apoio do partido a Hugo Motta
Foto: Divulgação/União Brasil / Perfil Brasil

Hugo Motta se articula com União Brasil

Hugo Motta já havia aberto diálogo com presidente da legenda, Antônio Rueda, e com o primeiro-secretário, ACM Neto, além do próprio candidato adversário, o baiano Elmar Nascimento, que não teve outra opção a não ser abrir mão da candidatura e assim, abandonar a disputa.

Ainda quinta-feira (31), Hugo Motta ainda deverá se reunir com Ronaldo Caiado, influente integrante do União Brasil e governador de Goiás.

O partido ainda prepara um anúncio e quer decidir com o candidato do Republicanos espaços que a sigla terá na próxima legislatura.

O União temia que, se não aderisse à candidatura de Motta e o deputado vencesse a disputa, o partido acabaria ficando sem espaço na Mesa Diretora da Câmara e no comando de comissões.

Negociações

Segundo informações do analista da CNN, Caio Junqueira, o União sinalizou que gostaria de ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o principal colegiado da Casa.

Mas o Republicanos rejeitou em razão de acordos já firmados e a negociação que entrou na mesa é a entrega ao União da relatoria-geral do Orçamento de 2026.

Segundo o g1, Elmar Nascimento, antes favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL), viu o seu nome desidratar ao longo dos últimos três meses, enfrentando dificuldade para reunir apoios e sem unanimidade dentro do próprio partido.  Elmar havia conquistado indicativos de apoio do PDT e do PSB, que, agora, devem rever seus posicionamentos.

O baiano, que antes era o favorito de Lira, tem dito frequentemente se sentir traído pelo presidente da Câmara, a quem ele classificou nesta manhã como seu "melhor amigo".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade