Usinas nucleares de Chernobyl e Zaporizhzhia estão sendo administradas por equipes ucranianas, diz Rússia
As usinas nucleares ucranianas de Chernobyl e Zaporizhzhia, ambas agora sob controle das forças russas, estão sendo administradas por suas equipes ucranianas, disse a agência de energia atômica da Rússia, Rosatom, neste sábado, segundo a agência de notícias RIA.
O comunicado da Rosatom disse que o fornecimento externo de energia estava sendo restaurado na usina extinta de Chernobyl, local do pior desastre nuclear do mundo em 1986, com a ajuda de especialistas russos.
Também afirmou que atividades para garantir a segurança das usinas estavam em andamento em coordenação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A Ucrânia havia alertado para um risco maior de vazamento de radiação de Chernobyl, se a sua linha de alta tensão, danificada no conflito, não fosse reparada.
A empresa estatal nuclear da Ucrânia, Energoatom, disse na sexta-feira que os funcionários em Zaporizhzhia, maior usina nuclear da Europa, estavam sob grande pressão psicológica pela presença dos russos.
A AIEA disse esta semana que havia perdido contato com os sistemas remotos de monitoramento de material nuclear em Chernobyl e Zaporizhzhia, e o chefe da AIEA, Rafael Grossi, expressou preocupação de que os funcionários possam estar trabalhando sob pressão indevida.