Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Usuários do transporte coletivo em Porto Alegre podem pagar passagem com QR code digital

Os passageiros do transporte coletivo em Porto Alegre agora têm a opção de pagar a passagem usando QR Codes digitais através do aplicativo do cartão TRI. A novidade começou a valer nesta sexta-feira (8).

8 set 2023 - 14h56
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A partir desta sexta-feira (8), os usuários do transporte coletivo em Porto Alegre têm uma nova opção de pagamento de passagem: o QR Code digital. Para utilizar essa forma de pagamento, os passageiros podem fazer o download do aplicativo do cartão TRI, disponível para dispositivos iOS e Android. Mesmo aqueles que não possuem um cartão TRI podem baixar o aplicativo, fazer um rápido cadastro e começar a usar essa novidade.

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

O novo recurso permite que os passageiros comprem até dez QR Codes, que podem ser pagos através do pix. Após a compra, os QR Codes ficam disponíveis dentro do aplicativo, prontos para serem usados ao passar pela catraca do ônibus. Para utilizá-lo, basta abrir o QR Code no celular e aproximá-lo do leitor localizado abaixo do validador do coletivo. A autorização para o acesso será exibida na tela do validador.

Para facilitar o uso, uma base de apoio foi instalada a cerca de 15 centímetros do validador, permitindo que os passageiros encostem o celular e tenham uma referência de distância para fazer a leitura do QR Code. É importante manter a tela do celular em boas condições, pois danos ou baixa luminosidade podem dificultar a leitura.

Além dessa inovação, o aplicativo do sistema também oferece outra funcionalidade: a solicitação de um cartão TRI para aqueles que nunca o tiveram. Os interessados podem usar o aplicativo para solicitar o cartão e escolher um dos locais para retirá-lo.

Pagamento com Pix

Desde janeiro deste ano, o sistema TRI oferece a opção de pagamento com pix para recarregar o cartão. Os clientes podem escolher essa forma de pagamento ao fazer a recarga no site ou no aplicativo do sistema, juntamente com as opções de pagamento por cartão de crédito, débito e boleto.

QR Code em Papel

A partir de maio de 2022, foi implementado um dispositivo junto ao motorista que emite um QR Code em papel, usado nos casos em que o pagamento da passagem é feito em dinheiro. O passageiro paga em dinheiro ao motorista e recebe um QR Code em papel para usar no validador do ônibus. Essa tecnologia foi gradualmente implantada em cerca de 700 ônibus e será expandida para toda a frota.

Recarga Expressa

Lançada em maio de 2020, a recarga expressa permite que os créditos do cartão TRI sejam disponibilizados em poucos minutos. Os valores são liberados para uso em até 30 minutos após a recarga pelo aplicativo ou site do sistema, com pagamento via pix ou cartão de crédito. Basta aproximar o cartão do validador do ônibus para receber a recarga.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade