Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Vamos trabalhar juntos", diz Antony Blinken após reunião com Lula

O secretário de Estado dos EUA entrou no Planalto pouco depois das 9h para reunião com o petista e a conversa durou quase 2 horas

21 fev 2024 - 12h30
(atualizado às 13h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (21), no Palácio do Planalto, com o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken. O encontro durou quase duas horas. Blinken afirmou a jornalistas que os dois países estão trabalhando juntos de forma bilateral e global. Nesse sentido, afirmou, ainda, ser grato pela "amizade" com o Brasil.

Blinken e Lula reunidos
Blinken e Lula reunidos
Foto: Ricardo Stuckert / PR / Perfil Brasil

"Foi uma reunião muito boa. Estou grato ao presidente pelo seu tempo. Nós e o Brasil estamos fazendo tantas coisas importantes juntos, estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, globalmente. É uma parceria importante e somos gratos pela amizade", afirmou.

Entre os temas debatidos, estão a presidência do Brasil no G20 e as principais propostas do país à frente do bloco. O combate à fome e à pobreza estiveram no foco das discussões entre as duas autoridades.

Blinken comenta com Lula eleições nos EUA

O assunto foi abordado na abertura da reunião: "A temporada das primárias está bem encaminhada", comentou Blinken, quando perguntado por Lula. Chamou a atenção a resposta, no entanto, pelo fato do principal diplomata dos EUA não falar sobre política interna.

Porém, em nenhum momento Blinken mencionou o presidente Joe Biden ou o ex-presidente Donald Trump. Desta forma, ele apenas comentou acerca da polarização que o país enfrenta.

"É um longo caminho", disse Blinken, explicando que, porque as coisas nos Estados Unidos "estão tão polarizadas, as pessoas já se decidiram".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade