"Vamos trabalhar juntos", diz Antony Blinken após reunião com Lula
O secretário de Estado dos EUA entrou no Planalto pouco depois das 9h para reunião com o petista e a conversa durou quase 2 horas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (21), no Palácio do Planalto, com o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken. O encontro durou quase duas horas. Blinken afirmou a jornalistas que os dois países estão trabalhando juntos de forma bilateral e global. Nesse sentido, afirmou, ainda, ser grato pela "amizade" com o Brasil.
"Foi uma reunião muito boa. Estou grato ao presidente pelo seu tempo. Nós e o Brasil estamos fazendo tantas coisas importantes juntos, estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, globalmente. É uma parceria importante e somos gratos pela amizade", afirmou.
Entre os temas debatidos, estão a presidência do Brasil no G20 e as principais propostas do país à frente do bloco. O combate à fome e à pobreza estiveram no foco das discussões entre as duas autoridades.
Ver essa foto no Instagram
Blinken comenta com Lula eleições nos EUA
O assunto foi abordado na abertura da reunião: "A temporada das primárias está bem encaminhada", comentou Blinken, quando perguntado por Lula. Chamou a atenção a resposta, no entanto, pelo fato do principal diplomata dos EUA não falar sobre política interna.
Porém, em nenhum momento Blinken mencionou o presidente Joe Biden ou o ex-presidente Donald Trump. Desta forma, ele apenas comentou acerca da polarização que o país enfrenta.
"É um longo caminho", disse Blinken, explicando que, porque as coisas nos Estados Unidos "estão tão polarizadas, as pessoas já se decidiram".