Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Varejista adota tecnologia RFID e ganha eficiência e economia na gestão de estoque

19 jun 2018 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários

O varejo está em plena ascensão. Nos primeiros quatro meses do ano, o setor registrou crescimento de 3%, na comparação com dezembro de 2017, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). E a tecnologia vem se tornando cada vez mais aliada nesta trajetória, possibilitando experiências de compra aprimoradas, melhores resultados de negócio e sustentabilidade na gestão do varejo.

Foto: DINO

A Presence, empresa de desenvolvimento de software e sistemas ERP para o varejo, de olho nas tendências do mercado varejista mundial, incorporou a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) aos seus produtos. O projeto oferece aos lojistas brasileiros uma solução que gera mais eficiência e produtividade, resultados alcançados pela rede de franquias Piticas, especializada em roupas licenciadas de marcas como Disney, Turma da Mônica, Universal, Lucas Films, entre outras.

Para manter seu espírito inovador, a empresa, que possui mais de 300 pontos de venda em todo o país, está sempre em busca de soluções que melhorem tanto a gestão como os processos. Assim, quando a Presence apresentou o projeto de identificação por radiofrequência (RFID), a ideia foi rapidamente aceita pela área operacional. "O sistema de RFID foi instalado em nossa fábrica e em 40 pontos de venda. Hoje, temos dados de produção e vendas de toda a rede em tempo real e podemos controlar o estoque de forma mais eficiente, evitando produção desnecessária", comemora Felipe Rossetti, diretor da Piticas. Outra vantagem do sistema foi a redução drástica no tempo de inventário. "O RFID faz com que uma loja consiga fazer inventário de 2,5 mil peças em menos de 7 minutos. Antes, contando manualmente, isso demorava 5 horas." Com isso, o inventário pode ser feito diariamente, evitando furtos e perdas no estoque e ajudando o gestor a fazer pedidos mais assertivos.

Na fábrica, onde a maioria dos processos era manual, o RFID foi implementado nas áreas de controle de produção, separação de pedidos e expedição. Segundo o diretor da Piticas, a primeira melhoria foi a qualidade de informação. "Os processos foram checados duplamente (código de barras x RFID) na fase de implantação e havia erros de processo que beiravam 5% ao usar o código de barras. Também conseguimos reduzir custos ao levar menos tempo para separar pedidos. O uso do RFID foi extremamente positivo e abriu caminho para outros projetos de tecnologia, mostrando que os investimentos envolvidos não devem ser uma restrição quando os resultados financeiros superam os custos", avalia Rossetti.

Há quatro anos, a Presence é o parceiro de tecnologia da Piticas e foi responsável pelo sistema de RFID. "A Presence desenvolveu o projeto como um todo, programas, fornecedores e condições comerciais. Além de implantar o ERP na fábrica, ela é responsável pelo software de gestão em toda a nossa rede de franquias e pontos de vendas. O Presence Domain recebeu as interfaces de conectividade com o middleware, bem como processos revisados para o uso integrado do RFID", conta Rossetti. Para os inventários, foram desenvolvidos aplicativos específicos que rodam no Presence Store, solução para PDV da Presence, ou no app para celulares e tablets Presence Count.

Segundo Rossetti, a resposta dos franqueados foi melhor que o esperado: "previmos o uso compartilhado de um leitor a cada três lojas, pois esse é o item mais caro para o franqueado. Nas operações, porém, eles entenderam os benefícios e decidiram adquirir um leitor por loja. Controle e prevenção de perdas pagaram o custo do leitor". Após o sucesso do RFID, a Piticas planeja expandir o projeto a outros setores, entre eles controle de volumes e transportes, chegando a todas as unidades de negócio até dezembro deste ano.

Solução integrada e completa para lojistas

Para desenvolver a ferramenta de RFID de forma totalmente integrada aos seus produtos, a Presence estudou o mercado e também estabeleceu laboratórios de testes com alguns dos principais players do setor. "Com este relacionamento, conseguimos definir não só os equipamentos mais adequados, como também os fornecedores mais confiáveis para um projeto deste porte. Poucas empresas no varejo brasileiro estão com um projeto tão extenso de RFID em lojas de vestuário como a Presence, por isso, precisávamos garantir excelência em equipamentos e fornecedores", assegura Paulo Sérgio Palmério, presidente da Presence.

Com o objetivo de ganhar ainda mais Market Share, a empresa também pensou nos lojistas que não utilizam o ERP da Presence. Agora, é possível contratar o Presence Count na modalidade SaaS - Software como Serviço - e fazer o processo de inventário aproveitando o melhor da tecnologia RFID. Os resultados obtidos são enviados diretamente para a nuvem, onde o usuário pode ter acesso às análises. Um arquivo finalizado é direcionado ao ERP, seja qual for ele, para ajustes dos saldos, como nos processos realizados com coletores de códigos de barras. Simples e eficiente!

Depois de solucionar problemas como o alto preço das soluções e a implementação de programas eficientes e totalmente integrados, Palmério diz que o mais atraente para a Presence foi criar aplicativos usando a linguagem nativa de seus produtos. "Temos domínio pleno de nossas soluções há mais de 20 anos, mas a nova tecnologia também precisava entrar no universo IoT e em múltiplos sistemas operacionais, como Android e iOS. Barreiras vencidas e com o projeto funcionando em lojas, mostramos que o que era inatingível até poucos anos virou realidade."

Website: http://www.presence.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade