Veja 6 plantas comuns nos lares e perigosas para os pets
Ter um lar verde e acolhedor é maravilhoso, mas atente-se a segurança dos nossos amigos quatro patas
Quem tem um pet em casa sabe que eles são curiosos por natureza. Cachorros e gatos adoram explorar, cheirar e, em alguns casos, mastigar objetos que encontram pelo caminho — incluindo plantas. O que muitos tutores não sabem é que algumas das plantas mais populares em nossos lares podem ser extremamente tóxicas para os animais de estimação. Confira abaixo uma lista com algumas dessas plantas e entenda os riscos.
1. Lírio (Lilium spp.)
O lírio é conhecido por sua elegância, mas sua toxicidade é uma grande preocupação, especialmente para os gatos. Ingerir qualquer parte da planta pode causar insuficiência renal aguda nos felinos, o que pode ser fatal.
Sinais de intoxicação: vômitos, letargia, falta de apetite e aumento na sede ou urina.
2. Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia spp.)
Muito popular pela facilidade de cultivo e pela beleza das folhas, essa planta contém cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação na boca e no trato gastrointestinal de cães e gatos.
Sinais de intoxicação: salivação excessiva, dificuldade para engolir e vômitos.
3. Jiboia (Epipremnum aureum)
A jiboia é uma escolha comum para ambientes internos, mas é tóxica para animais quando ingerida. Os mesmos cristais de oxalato de cálcio presentes no Comigo-Ninguém-Pode também estão nesta planta.
Sinais de intoxicação: irritação bucal, vômitos e dificuldade para mastigar ou engolir.
4. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
Embora seja altamente resistente e demande poucos cuidados, a Espada-de-São-Jorge contém substâncias tóxicas chamadas saponinas, que podem prejudicar a saúde de cães e gatos.
Sinais de intoxicação: náuseas, vômitos e diarréia.
5. Antúrio (Anthurium spp.)
Conhecido por suas flores vibrantes, o antúrio também é perigoso para os pets devido aos cristais de oxalato de cálcio.
Sinais de intoxicação: irritação na boca, dor ao mastigar e salivacão intensa.
6. Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)
A queridinha da decoração também entra para a lista de plantas tóxicas. As substâncias químicas presentes na Costela-de-Adão podem causar irritação severa em cães e gatos.
Sinais de intoxicação: dor, inchaço na boca e na língua, vômitos e dificuldade para engolir.
Como Proteger os Pets
Ter um lar verde e acolhedor é maravilhoso, mas a segurança dos nossos amigos de quatro patas deve vir em primeiro lugar. Antes de adquirir uma planta, certifique-se de que ela é segura para todos os integrantes da família!