PUBLICIDADE

Veja as marcas inseridas pelo Governo em lista de produção de café impróprio para consumo

A avaliação detectou a presença de matérias e elementos estranhos, além de impurezas acima dos limites permitidos

1 jul 2024 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou uma lista de marcas e lotes de café torrado considerados impróprios para consumo, após análise do Departamento de Inspeção do órgão. A avaliação detectou a presença de matérias e elementos estranhos, além de impurezas acima dos limites permitidos pela Portaria nº 570. O documento foi publicado na última sexta-feira (28/06).

Café
Café
Foto: Canva / Perfil Brasil

A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos. Confira a lista abaixo:

O que disseram as marcas citadas?

Entre as marcas afetadas, a Casão confirmou um problema com o lote 90. "Fizemos o recolhimento e enviamos ao Ministério da Agricultura toda a documentação exigida, incluindo o laudo dos novos cafés", afirmou a empresa ao g1.

Representantes das marcas Lagobom e Paranaense também informaram que os lotes indicados pelo Governo foram "recolhidos imediatamente".

O que fazer ao se deparar com um produto impróprio para consumo?

Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.  

Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto. As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade