Veja quais são os pontos próprio para banho no Guaíba
A análise do Dmae abrange seis pontos do Guaíba, com monitoramento divulgado regularmente de dezembro a março
Boas notícias para quem gosta de um mergulho no Guaíba! O segundo relatório de balneabilidade da temporada 2024/2025, divulgado pelo DMAE nesta sexta-feira, indica um aumento no número de locais próprios para banho.
Apesar da ampliação dos locais próprios, o relatório manteve a recomendação de evitar o banho no ponto 1 de Belém Novo pelo segundo levantamento consecutivo. A análise do Dmae abrange seis pontos do Guaíba, com monitoramento divulgado regularmente de dezembro a março.
Para determinar a qualidade das águas, são seguidos os critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Um local é considerado adequado para banho se, nas cinco amostras mais recentes, a concentração de Escherichia coli for inferior a 800 NMP/100mL. Além disso, o valor da última amostra não pode superar 2000 NMP/100mL, e o pH da água deve variar entre 6,0 e 9,0.
Locais monitorados:
Belém Novo:
- Posto 1: Praça José Comunal, próximo à garagem da empresa de ônibus
- Posto 2: Praia do Leblon, na avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só
- Posto 3: Praça do Veludo, localizada na avenida Pinheiro Machado
Lami:
- Posto 1: Acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, perto da segunda guarita de salva-vidas
- Posto 2: Rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas
- Posto 3: Avenida Beira Rio, próximo ao número 510
Os resultados indicam um avanço na balneabilidade do Guaíba, reforçando o monitoramento constante para garantir a segurança dos frequentadores dessas áreas durante o verão.