Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja três curiosidades sobre o feriado de 4 de Julho nos EUA

Além das celebrações tradicionais, o 4 de julho é comemorado de formas inusitadas, como corridas e competições de comer cachorro-quente, que contou com a presença de um brasileiro este ano

4 jul 2024 - 18h30
Compartilhar
Exibir comentários

A cada 4 de julho, os Estados Unidos se revestem de vermelho, branco e azul para comemorar sua independência, um evento marcado por festividades que vão desde desfiles coloridos até o estrondo dos fogos de artifício. Esta data, importante tanto historicamente quanto culturalmente, oferece uma visão da identidade nacional americana e de como este país celebra sua liberdade.

Veja como os americanos comemoram o 4 de julho
Veja como os americanos comemoram o 4 de julho
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

Oficialmente, o feriado foi estabelecido no longínquo ano de 1870, mas suas raízes remontam a 1776, quando o Congresso Continental, liderado por figuras como Thomas Jefferson, adotou a Declaração de Independência. Hoje, essa celebração transformou-se numa festa gigantesca ao ar livre, onde a comunidade se junta para festejar em grande estilo.

Por que o dia 4 de julho é tão significativo?

Em 4 de julho de 1776, a adoção da Declaração de Independência marcou oficialmente a separação das treze colônias americanas do controle britânico. Este documento não apenas simbolizava a liberdade, mas também declarava a existência de um novo país: os Estados Unidos da América. Thomas Jefferson, que mais tarde se tornou presidente, foi um dos principais redatores dessa influente carta. Coincidentemente, ele faleceu em 4 de julho, consolidando ainda mais a data como um marco na história americana.

Qual é o significado por trás da frase "terra dos livres, lar dos bravos"?

A emocionante frase "terra dos livres, lar dos bravos" é retirada do hino nacional americano, "The Star-Spangled Banner". Escrito por Francis Scott Key durante o bombardeio de Fort McHenry em 1814, o hino captura a resiliência e o espírito de liberdade dos americanos. Tornou-se o hino oficial em 1931 e é um componente fundamental das celebrações do 4 de julho, sendo cantado com fervor em eventos públicos e privados.

Como os americanos celebram o Dia da Independência?

As celebrações de 4 de julho são diversificadas e podem variar de uma região para outra, mas alguns elementos são universalmente adotados. A tradição mais comum, que vemos em filmes e seriados, são os churrascos. Assim como fazemos no Brasil, os americanos se reúnem com família e amigos para cozinhar e desfrutar dos alimentos típicos dos barbecues, como hambúrgueres, costelas e, claro, cachorros-quentes.

Nas ruas, é muito comum encontrar desfiles patrióticos organizados por bandas escolares, bombeiros e em sua maioria contam com a presença de carros alegóricos. Além disso, algumas cidades organizam festas e festivais com música ao vivo, jogos para crianças e muita comida.

Por último, mas não menos importante, a tradicionalíssima queima de fogos de artifício. Talvez o elemento mais espetacular das celebrações, que  acontece desde a primeira comemoração da independência em 1777, na Filadélfia.

Alguns estados, além das celebrações mais comuns, comemoram a data de formas inusitadas. Em Atlanta, por exemplo, é feita uma corrida de 10 km considerada a maior do mundo. Já em Coney Island, Nova York, todo ano é feito um concurso de comer cachorro-quente, chamado Nathan's Hot Dog Eating Contest. Este ano, o youtuber brasileiro Ricardo Corbucci , conhecido como 'Corbucci Eats', participou da competição, mas não conseguiu vencer o americano Patrick Bertoletti, que comeu 58 hot-dogs em dez minutos.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade