Vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2024 são anunciados
A apresentação dos coreógrafos Jade Corrêa e Matheus Almeida obteve 19,1% dos 3.747 votos, além de ganhar o prêmio de Coreografia
O espetáculo S!NT3T1C05 foi consagrado o melhor do ano na entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2024, tanto na escolha do júri, como na votação popular realizada pela internet. A apresentação dos coreógrafos Jade Corrêa e Matheus Almeida obteve 19,1% dos 3.747 votos, além de ganhar o prêmio de Coreografia.
A premiação, realizada anualmente pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, consagra a produção da cidade em 14 categorias. Os dois intérpretes destaques foram Emily Borghetti, por Chula, e Kiara Sant'Anna, por Deméter.
O Centro de Dança conferiu o Prêmio Açorianos de Personalidade do Ano da Dança em 2024 ao coreógrafo Ivan Motta. A categoria Destaque Artístico consagrou Cassandra Calabouço, Diego Mac e Gui Malgarizi pela direção e dramaturgia de Onde está Cassandra?. Já o projeto Oficinas práticas e teóricas de hip-hop recebeu o prêmio de Ação Cultural em Dança. Na categoria Revelação, o bailarino de 13 anos Jorge Henrique Vieceli da Silva foi o contemplado.
Na abertura da cerimônia de entrega, a artista Laura Backes trouxe a memória dos movimentos de três mulheres da dança que partiram em 2024: Carla Vendramin, Maria Amélia Barbosa e Nury Salazar. A noite teve como mestres de cerimônia Iandra Cattani e Eduardo D'Avila; e a participação da Cia. Jovem da Escola Municipal Victor Issler, do Grupo Ana Aziza, da bailarina Emily Borghetti e da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre.
Na homenagem póstuma à mestra Iara Deodoro, o Afro-Sul e a Escola de Samba Realeza realizaram no palco uma apoteótica reverência a todo seu legado.
Confira a lista completa dos vencedores:
Espetáculo do ano:
S!NT3T1C05
Espetáculo do ano Voto Popular:
S!NT3T1C05
Coreografia:
Jade Corrêa e Matheus de Almeida, por S!NT3T1C05
Intérpretes Destaque:
Emily Borghetti, por Chula, e Kiara Sant'Anna, por Deméter
Elenco Destaque
Alpine, a grande, Cassandra Calabouço, LadyVina, Savanah Queen e Zélia Martínez por Onde está Cassandra?
Produtor/Produtora
Giulia Baptista, por Peixes e Onde está Cassandra?
Cenografia
Diego Steffani, por Surto - Um fauno em suspenso
Figurino
Lisete Arnizaut e Nina Braga, por Tato - Todo contato deixa uma marca
Trilha Sonora
Dionara Fuentes, Neuro Júnior, Lucas Fê, Fofa Nobre, Guilherme Ceron, Rudi Pedro Borghetti, Alda Becker Borghetti, Nina Borghetti, Paola,Kirst, Fofa Nobre, Rafael Costa, Nina Fola, Tamiris Duarte, Clarissa Ferreira, Ana Matielo, Rafael Costa, Emily Borghetti, e Talita Santos, com direção musical de Guilherme Ceron, por Chula
Iluminação
Karrah Luz, por Deméter
Destaque artístico
Cassandra Calabouço, Diego Mac e Gui Malgarizi, pela direção e dramaturgia de Onde está Cassandra?
Revelação
Jorge Henrique Vieceli da Silva
Ação Cultural
Oficinas práticas e teóricas de hip-hop (danças urbanas)
Prêmio Cláudio Etges
Fernando Espinosa Souza
Texto: Prefeitura de Porto Alegre