Vereadores de Porto Alegre aprovam financiamento para novo hospital infantil
Instituição será transferida da rua Garibaldi para a avenida Erico Verissimo
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (24) o projeto de lei que autoriza a prefeitura a contratar um empréstimo de R$ 300 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para a construção do novo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. A instituição municipal será transferida de sua sede na rua Garibaldi, no bairro Independência, para a avenida Erico Verissimo, entre os bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
O projeto prevê um aumento significativo na complexidade da estrutura, ampliando a área em 97%, totalizando 33 mil metros quadrados. O novo hospital será localizado em um terreno municipal próximo à Praça Garibaldi, anteriormente utilizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Com a construção do novo hospital, o número de leitos será ampliado de 188 para 216. Além disso, o projeto inclui a instalação de uma rede de apoio ao diagnóstico, com duas portas de entrada. A nova estrutura será equipada com mobiliário e equipamentos novos, visando garantir um atendimento de qualidade exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O investimento total previsto é de R$ 605 milhões. A nova instalação visa aumentar a eficiência e reduzir os custos de manutenção predial corretiva, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, impactando positivamente a qualidade do atendimento aos pacientes.
Estudos, projetos e modelagem econômico-financeira do futuro hospital já estão disponíveis para consulta e audiência públicas. O próximo passo é a análise e aprovação pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), devido ao formato de Parceria Público-Privada (PPP) para os serviços não assistenciais.
Declarações sobre o projeto
O prefeito Sebastião Melo destacou a importância do financiamento: "São recursos muito bem-vindos para qualificar e oferecer serviços mais eficientes nesta instituição que é referência a mulheres e crianças na cidade. Agradecemos a quem investe e trabalha em conjunto com o poder público para melhorar a rede de saúde."
Cezar Schirmer, secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, afirmou que a aprovação da linha de crédito trará um ganho substancial à população: "Trata-se de um marco na evolução dos serviços de saúde da cidade, promovendo modernização, qualidade e compromisso inegáveis com o bem-estar da população."
A secretária de Parcerias, Ana Pellini, ressaltou: "Essa parceria é um grande passo para que Porto Alegre tenha um hospital 100% SUS voltado para mulheres, mães e crianças que merecem atendimento de qualidade, em um espaço que será todo equipado, qualificando também o trabalho de toda equipe do hospital."
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, complementou: "O complexo cuidará da saúde materna, infantil, psiquiátrica, cirúrgica e oncológica. Será oferecido aos pacientes uma maior complexidade de atendimentos, com o uso de alta tecnologia e promoção do acesso a serviços mais qualificados e eficazes."